Início CG 28 CG28: Para as comissões, chegam os jovens, para a sala de aula,...

CG28: Para as comissões, chegam os jovens, para a sala de aula, chegam as propostas

59
0

(ANS – Turim) – O dia de trabalho na segunda-feira, 2 de março, foi caracterizado por dois tipos de trabalho: pela manhã, nas comissões; à tarde, na assembleia, para a apresentação das propostas elaboradas pela comissão jurídica.

Entrevistando vários membros das comissões que continuaram o trabalho já iniciado na semana passada no primeiro núcleo (Prioridade da missão com os jovens), pode-se entender a satisfação geral pelo clima de compartilhamento que foi criado, dentro das comissões e subgrupos.

Entre as características mais proeminentes desta fase de trabalho do capítulo, aparecem as seguintes:

– Foi criado imediatamente um ambiente de entendimento, abertura e vontade de colaborar com qualquer tipo de serviço solicitado: a pessoa se sente em casa, com o desejo de compartilhar e receber as contribuições que os outros têm a oferecer.

– A divisão em grupos menores possibilitou uma participação mais ampla e intensa dos membros do capítulo, destacando a grande variedade de contextos e formas de encarnar o carisma salesiano em cada região. No entanto, a história das experiências sempre foi iluminada pelo olhar para os próximos 6 anos, tentando entender juntos o caminho ao qual o Senhor chama a Congregação. A necessidade de mudança é claramente percebida.

– Os principais protagonistas do dia foram os próprios jovens, convidados ao CG28, que participaram do trabalho das comissões, mudando sua dinâmica interna: os salesianos prontos para ouvir e os jovens corajosos e competentes em dar sua contribuição. “É a presença de jovens, não apenas aqui no capítulo, que nos mostra o caminho. Eles são o foco principal, como as ovelhas são para o Bom Pastor, que está sempre por perto, nos arredores, para melhor apascentá-las e defendê-las. Os jovens são para nós o tesouro no campo… “.

À tarde, a sessão começou com uma breve apresentação em que o P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, fez sobre os Jovens Salesianos e acompanhamento – Orientações e diretrizes, documento recentemente promulgado pelo Reitor-Mor e pelo Conselho, que ilumina a reflexão sobre o segundo núcleo do tema do GC28 (Perfil do Salesiano hoje ).

A comissão jurídica apresentou suas propostas agrupando-as em 15 temas, resultado de escuta de todas as contribuições recebidas dos Capítulos provinciais, do Conselho Geral e de cada salesiano. Nos próximos dias, haverá tempo para estudá-los e discutir em grupos ou em comissões.

Essas propostas dizem respeito à natureza e ao serviço no nível central da Família Salesiana, da Comunicação Social e das Missões; a duração dos mandatos dos membros do Conselho Geral e as modalidades de eleição; o papel dos conselheiros regionais; a configuração e nomeação de algumas regiões. A última seção já foi dedicada ao estudo pessoal dessas propostas.

 

Fotos no Flickr na ANS