Início Comunicação Social Centro Social de Primavera do Leste se reinventa para superar a crise...

Centro Social de Primavera do Leste se reinventa para superar a crise da pandemia

144
0

As atividades e desafios rotineiros do Oratório ou Centro Juvenil Salesiano foram transformados em vídeo-aulas. Já as oficinas, as campanhas solidárias e distribuições de cestas básicas para as famílias, continuam a ser feitas, agora estão sendo realizados através de vídeos, áudios e fotos, para serem compartilhados pela internet e nos smartphones. Também foram implementadas outras atividades online como vídeos sobre ECA, concurso de poesia sobre Manoel de Barros e Francisco de Aquino Correa, o projeto “Cantando em casa em tempo de pandemia”, motivação e orientações de segurança, além de suporte da coordenação aos pais que têm dificuldade na orientação e condução das questões escolares.

Em tempos normais, o Centro Social oferece atividades de capoeira, dança, violão/coral, informática, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, tecido acrobático e o reforço escolar. Todas essas atividades são desenvolvidas no contra turno escolar com acompanhamento familiar e comunitário.

O Centro Social Dom Bosco de Primavera do Leste (MT) começou em 2006, como um oratório, com a ajuda de coroinhas e voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Em 2007 o oratório se transformou no Centro Juvenil Dom Bosco com a intenção de acolher e atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  Em 2010 a obra passa a ser chamada de Centro Social Dom Bosco. Com o advento do Estatuto da Criança e Adolescente, baseada nos preceitos da Lei, busca um direcionamento no sentido de empreender um trabalho articulado com a família, escola e sociedade. Está estabelecida no mesmo local desde sua fundação e a cada ano vem se estruturando e desenvolvendo mudanças que são reconhecidas tanto pela utilidade pública, quanto pela comunidade ao seu entorno.

No desenvolvimento de suas atividades, a Associação presta serviços permanentes de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pelo CMAS, não fazendo distinção alguma de clientela quanto à raça, cor, sexo, credo político ou religioso. A manutenção das atividades é feita através da parceria entre a Missão Salesiana de Mato Grosso e o poder público municipal.

O Centro Social Dom Bosco está presente no Facebook, Instagram e conta também com um  canal no Youtube.  Através de grupos de whatsapp com as famílias das crianças e adolescentes, são transmitidos comunicados importantes, orientações, enviadas atividades, links das vídeo-aulas e são recebidas as devolutivas do público atendido. Atualmente, o Centro Social atende 200 crianças de 7 a 13 anos com suas famílias, que residem nos bairros Poncho Verde I, II, III, Centro – Leste, Parque Eldorado, São Cristóvão I, II, III, Jardim Universitário, Jardim Luciana, Novo Horizonte e Bairros Circunvizinhos.

De acordo com o salesiano irmão Samuel Carlos Caetano, um dos responsáveis pela organização do Centro Social, por estarem conectados com as redes de comunicação e por se sentirem parte do Centro Social Dom Bosco, os jovens são atraídos para participarem das atividades on-line. “ Eles curtem e se envolvem em todas as nossas publicações e também nas campanhas, ‘lives’ e concursos que estão sendo desenvolvidos neste tempo de pandemia”, revela.

Para os próximos meses, há a expectativa de que sejam implantados Cursos Profissionalizantes para jovens e adultos e o Programa Adolescente Aprendiz, além de um novo centro juvenil e oratório. Para isso, a sociedade pode contribuir, primeiro conhecendo a Instituição, se inteirando dos projetos realizados pelo Centro Social. Depois, ajudando na captação de parceiros doadores e ajudando na divulgação dos trabalhos oferecidos. Por meio de parcerias com as pequenas empresas presentes nos bairros onde a Obra está inserida. Também podem ser formados grupos de voluntários nas diversas áreas de atuação e especialidades: comunicação, captação de recursos, formação, etc.