Início Comunicação Social Centro Juvenil Salesiano recebe doação de livros da Cambridge University Press

Centro Juvenil Salesiano recebe doação de livros da Cambridge University Press

34
0

Visando uma melhor inserção de seus alunos no mercado de trabalho, o Centro Juvenil Salesiano, de Poxoréu – MT, é pioneiro na cidade em ofertar cursos de língua inglesa para crianças que necessitam das aulas, mas não podem pagar pelas mesmas. Infelizmente, a pouca disponibilidade financeira da obra social não permitia a aquisição de livros para o curso, assim, a professora voluntária de língua inglesa, Anna Giudici, buscou projetos sociais que pudessem colaborar com a necessidade do Centro Juvenil e foi assim que chegaram ao projeto Cambridge University Press que no Brasil, desde 2002, tem uma iniciativa chamada Cambridge Social Brasil. 

O contato foi feito, toda a documentação necessária foi enviada e, após análise e aprovação, o Centro Juvenil Salesiano de Poxoréu foi contemplado com uma significativa doação de livros didáticos de língua inglesa:

  • 17 livros para os alunos da primeira turma, crianças de 06 a 11 anos
  • 15 livros para a segunda turma, 12 a 14 anos
  • 4 livros para a terceira turma, 15 a 18 anos
  • 3 livros para professora
  • 3 cds de áudio
  • 1 conjunto de flashcards (fotografias com palavras em inglês)

As aulas de língua inglesa do Centro Juvenil iniciaram em fevereiro de 2018 e fazem parte do Projeto Torcida pela Vida. As aulas são gratuitas e ministradas uma vez por semana pela professora voluntária Anna Giudici.

Sobre a Prof.ª Anna Giudici

Anna Giudici nasceu em Milão, na Itália. Seu pai, Mario Giudici, era italiano, porém, sua mãe Erondina é brasileira e nascida em Poxoréu – MT. Desde muito cedo, a partir do exemplo de sua família, Anna já sentia a necessidade de ajudar o próximo.

Confira a carta escrita pela própria Anna Giudici sobre como surgiu a ideia da parceria com o Centro Juvenil Salesiano:

“Sou Anna Giudici, tenho 44 anos, nasci em Milão na Itália. Minha família de origem é formada por minha mãe Erondina, que é brasileira, nascida em Poxoréu – MT; meu pai Mario, que era italiano nascido em Milão; meu irmão Roberto e eu. Para mim, os adultos que eu mais admirei e admiro são minha mãe e meu pai. Eles são pessoas legais, que sempre pensam no bem do outro e acho que, no fundo, eu queria mesmo ser igual a eles. No mesmo ano que casei, em 2002, o aspecto mais importante para mim foi a morte do meu pai Mario. Foi uma dor imensa.

Ele participou da primeira expedição no Mato Grosso, em 1967, para ajudar o Pe. Pedro Melesi; ficou 2 anos e depois voltou diversas vezes para apoiar. Ele me ensinou a dedicar tempo para os outros e a sempre valorizar as pessoas sem diferencia alguma de nacionalidade, cultura, religião e preferência política.

A nossa casa sempre foi um centro de encontro com pessoas da Operação Mato Grosso. Muitos salesianos e amigos passavam para deixar um abraço e contar dos projetos feitos. Por isso eu sempre senti a exigência de participar, de qualquer maneira, ajudando como eu podia na maravilhosa corrida de solidariedade.

Já na Itália, eu tive a oportunidade de participar de diferentes iniciativas para ajudar a arrecadar o dinheiro necessário para diferentes projetos, mas foi a dois anos atrás, quando eu e a minha família mudamos para o Brasil que eu vi a necessidade de realizar o meu desejo de participar pessoalmente.

Na Itália, eu me diplomei em 1993 em uma escola técnica de contabilidade. Eu sempre trabalhei como contadora em diferentes firmas internacionais e sempre utilizei a língua inglesa para falar e preparar documentos para negócios por quase 23 anos. Quando cheguei aqui no Brasil, procurei uma escola de idiomas para fazer um curso avançado e consegui meu diploma em dezembro 2017.

Durante o ano 2017, surgiu a oportunidade de ser professora em uma escola de idiomas e depois numa escola de ensino regular, assim, me apaixonei por essa linda profissão de ensinar um idioma diferente.

Ao mesmo tempo, eu tive também a percepção do quanto custa um curso de inglês aqui no Brasil e entendi que, muitas vezes, o acesso a este aprendizado é para poucas pessoas. Então, pensei em propor à Sra. Lucia Voltan do Centro Juvenil a criação de um curso gratuito para criança e adolescentes e, em fevereiro de 2017, o curso começou e tivemos um bom número de alunos que se matricularam com muita vontade de estudar.

Eu estou muito feliz de participar, seja em pequena medida, de um projeto assim lindo e importante. Os alunos e as famílias começaram a entender a importância de saber um idioma estrangeiro no mundo de hoje e eu sempre falo sobre como, para mim, isso foi fonte de novas oportunidades de trabalho.”

Anna Giudici