Início Comunicação Social Centro Juvenil de Poxoréu celebra o Dia Nacional da Juventude

Centro Juvenil de Poxoréu celebra o Dia Nacional da Juventude

56
0

O “Dia Nacional da Juventude” é um projeto pontual, financiado pelo FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes — proposto pelo Centro Juvenil São João Batista e o apoio da Paroquia São João Batista.  Os recursos possibilitaram a decoração, a alimentação, confecção de canecas, camisetas e logística da infraestrutura para o evento, que contou com a participação 140 adolescentes, além de jovens e adultos assessorando no último domingo (14/11).

As atividades começaram às 7h30 com o credenciamento dos participantes no Centro Juvenil Salesiano São João Batista. Neste ano, o tema do DNJ foi “Levanta-te eu te escuto” proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o lema foi “Que sejam um!”(Jo 17,21). O evento foi organizado pela AJS (Articulação da Juventude Salesiana), com os grupos Estrela do Oriente e o grupo de Oração São Rafael Arcanjo. Após o credenciamento, aconteceu a missa presidida pelo Padre Joaquim Oliveira Cruz.

Em seguida foi servido o café da manhã. O grupo de Dança Salesiano do Projeto Torcida pela Vida fez duas apresentações culturais de coreografias e, com o grito de guerra teve início uma gincana. A Irmã Marilu Vieira Lima, FMA, fez uma reflexão sobre  a importância do DNJ, por ser um processo de estudo  e reflexão sobre as realidades juvenis.

Foi servido o almoço e, em seguida, houve a continuação da gincana com perguntas bíblicas, competições esportivas e de lazer, tais como circuito, campo minado, ponte e jogo da velha, finalizando com a contagem de pontos e brindes.

O coordenador do meio ambiente, Aguimar Silva Soares, fez uma Palestra sobre a importância de cuidar e preservar as nascentes, destacando que o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitas, mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem.

O gesto concreto do DNJ   foi a doação de 70 mudas frutíferas que foram entregues aos participantes com o compromisso de plantá-las. Uma outra ação será em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do meio Ambiente para reflorestamento do Balneário Lagoa.