Início Instituição de Ensino Superior Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium é inaugurado com a presença...

Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium é inaugurado com a presença de autoridades religiosas e políticas

69
0

Araçatuba ganhou o Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium, inaugurado na tarde do dia 16 de junho, graças à parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o UniSALESIANO, por meio do Curso de Medicina. Autoridades religiosas, políticas e profissionais da área participaram do evento, seguindo todas as medidas de segurança e higiene devido à pandemia, que foi transmitido também ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.

Na solenidade de abertura, o Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Jácomo, disse acreditar que Deus inspira as pessoas às boas ações e nada é mais importante, no dia do evento, do que invocar as bênçãos de Deus no local que cuidará e salvará vidas. “Lugar onde as pessoas poderão encontrar a possibilidade de terem restituídas a saúde e a dignidade”, completou Pe. Paulo Jácomo, ao convidar o Bispo da Diocese de Araçatuba, D. Sérgio Krzywy, para dar a benção.

Por sua vez, o D. Sérgio manifestou sua alegria em poder participar da inauguração de uma obra que já manifesta a ação da Faculdade Salesiana de Medicina em Araçatuba. “Que esse local seja, de fato, fonte de bênção para muitas pessoas e que vai expressando, assim, os esforços em favor do bem comum”, afirmou.

Secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, frisou ser um momento ímpar poder trazer um local como o Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium à população de toda a região por meio da parceria com o UniSALESIANO. “Obrigada por toda essa caminhada, que começou em 2017, UniSALESIANO. Graças a essa parceria, o prédio pode ser reformado, com troca de telhado, parte elétrica, hidráulica, banheiro, pintura, acessibilidade, grama e asfalto. Tudo feito com carinho e pensando em cada pessoa que vem aqui. Essa é a primeira parceria de muitas que virão”, agradeceu.

Já o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof.º André Ornellas, salientou ser um sonho realizado a entrega do prédio totalmente reformado, sonho esse que começou com o pedido do Curso de Medicina. “Hoje, estamos com 360 alunos e 73 professores médicos. O ganho é para todos e isso que estamos vendo aqui é um exemplo de parceria e seriedade. Continuamos caminhando, juntos”, destacou.

Reitor do UniSALESIANO e Diretor da unidade de Lins, Pe. Paulo Vendrame, também esteve presente ao evento, e lembrou do esforço de seu antecessor, Pe. Luigi Favero, para a a conquista do Curso de Medicina e seus desdobramentos. “Acho que a palavra mais dita aqui foi ‘cuidado’. Estamos no tempo de rever essa filosofia do cuidado e aqui é um lugar de cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.

CARISMA

Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, explicou o significado da palavra Auxilium, que é Socorro, Ajuda. “E é isso que a pessoa vem buscar aqui, a ajuda”, completou ele, ao ressaltar que, quando os salesianos investem na educação, é justamente para promover a pessoa na sua integridade. “Hoje, nós temos a alegria de estar em mais de 130 países no mundo, atendendo 14 milhões de jovens diariamente. Isso é um sinal de que estamos fazendo o nosso trabalho, o nosso compromisso, com a vocação cristã, com a Igreja e com o carisma salesiano”, disse o Diretor.

Chanceler do UniSALESIANO e Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Ricardo Carlos, fez questão de estar presente no evento e afirmou que a parceria com a Prefeitura de Araçatuba é louvável, pois é necessário construir pontes, independentemente de partidos. “A sociedade precisa olhar esses bons exemplos. Parabenizo a todos os envolvidos que, de fato, contribuíram para que esse Centro de Especialidade pudesse renascer. Que venham tantas outras iniciativas como essa e que a nossa sociedade seja a grande beneficiada. Que Deus abençoe a todos”, discursou.

O Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, ressaltou que a Administração tem um compromisso com a sociedade de dar garantia de saúde a todos os munícipes. “Essa parceria com o UniSALESIANO vai render muitos frutos. Vamos ter muitos profissionais de saúde que vão passar por aqui e vão lembrar da faculdade que deu a formação a eles”, completou prefeito, que esteve na solenidade acompanhado da vice-prefeita Edna Flor e da primeira-dama, Deomerce Damasceno, também presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade.

Ainda fizeram uso da palavra, os vereadores Alceu Batista, que é o atual presidente da Câmara, Wesley Monea, Mauricio Bem-Estar, Dr. Jaime José da Silva, Antonio Edwaldo Dunga Costa, Regininha Lourenço e Nelsinho Bombeiro.

SUS

O prédio do antigo pronto-socorro municipal, localizado no bairro Santana, começou a ser revitalizado em setembro de 2020, através de uma parceria entre o UniSALESIANO e a Prefeitura de Araçatuba. Enquanto os estudantes do Curso de Medicina usarão os equipamentos de saúde da Prefeitura para estágios, a universidade investe na melhoria do patrimônio público e qualidade dos serviços prestados à população.

O Centro de Especialidade terá o objetivo de centralizar os serviços ambulatoriais especializados do SUS (Sistema Único de Saúde) em um único local, o que irá garantir um atendimento mais eficiente, humanizado e sistematizado.

O ambulatório contará com médicos especialistas em cardiologia, urologia, otorrinolaringologia, ortopedia, vascular, entre outros, além de uma equipe multidisciplinar para atender o paciente referenciado pela UBS (Unidade Básica de Saúde), composta por profissionais das áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição e serviço social.

Haverá também os programas de atendimento aos pacientes com hanseníase e ostomizados; o ambulatório de ginecologia, que funcionava no antigo Hospital da Mulher, inclusive com a retomada dos serviços de mamografia e procedimentos como exames, ultrassom, cauterização, atendimento com dermatologista e pequenas cirurgias.

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) também foi realocado para esta unidade. O serviço realiza atendimento médico e de enfermagem, voltado ao comércio, empresas, indústria, entre outros.

Um espaço especial foi dedicado à fisioterapia, com equipamentos novos e três profissionais dedicados aos atendimentos de pacientes, além da equipe do UniSALESIANO, que realizará estágio supervisionado no local.

 

Monique Bueno
Departamento de Comunicação – Unisalesiano Araçatuba