Início Comunicação Social Casa Dom Bosco completa 28 anos

Casa Dom Bosco completa 28 anos

61
0

IMG_20170221_085829248

A obra social Casa Dom Bosco, localizada no bairro Taquaral Bosco – em Campo Grande, celebrou nesta terça-feira, 21 de fevereiro, os seus 28 anos de fundação. A data foi comemorada pelos 136 educandos e 24 educadores com brincadeiras e um almoço festivo.

Mantido pela Missão Salesiana de Mato Grosso, a Casa Dom Bosco desenvolve ações socioeducativas em meio aberto, com 136 crianças e adolescentes, de 06 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social do Bairro Taquaral Bosque e adjacências. A instituição oferece condições para o desenvolvimento humano utilizando o método pedagógico de Dom Bosco e sensibiliza-se com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal n. 8.069/90).

História

A Casa Dom Bosco iniciou seus trabalhos no dia 21 de fevereiro de 1989. Sua sede foi inaugurada em meio a profundos desafios, porém com significativa colaboração da comunidade campo-grandense. A obra social nasceu como um centro de acolhida para crianças e adolescentes que moravam nas ruas, de ambos os sexos, e manteve sua sede na Rua Barão do Rio Branco, 1881, centro, entre os anos de 1989 e 2000. A entidade não foi criada para atender crianças e adolescentes em regime de abrigo, porém, após um levantamento feito pelos educadores, concluiu-se que a situação pessoal e familiar das crianças resultava nesta necessidade.

Nos primeiros meses do ano 2000, a instituição passou a ser locada no Bairro Tiradentes, atendendo em regime de abrigo, doze crianças e adolescentes com idade entre dez a dezessete anos. O atendimento como abrigo foi temporário por entendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que dispõe sobre o direito da criança ou adolescente à convivência familiar e comunitária, ou seja, o ideal é que a criança ou adolescente possa conviver com seus familiares, inseridos em seu contexto sócio-cultural.

Após pesquisa de campo, realizada nos bairros periféricos de Campo Grande, o critério para escolha do novo bairro para sediar a obra social se deu pela carência ou ausência de recursos sociais por parte do Estado e outras organizações da sociedade civil atuando em favor das crianças e adolescentes. Outro fator de relevância foi a disposição de um terreno no bairro Taquaral Bosque, cedido por parte do poder público para instalação da sede. O levantamento realizado apontou que os Bairros Taquaral Bosque, Danúbio Azul, Bosque da Esperança, Futurista e Bosque do Carvalho, ofereciam uma realidade de risco e vulnerabilidade social para as crianças e adolescentes.  Com base nesses dados, a Missão Salesiana transferiu as instalações desta obra social para o Bairro Taquaral Bosque, onde suas atividades iniciaram na Capela Dom Orione.

Com a implementação deste projeto na periferia da Capital, a Casa Dom Bosco, ampliou o seu atendimento para 200 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, diariamente, em vez dos 60 que eram atendidos na região central. Além disso, mantinha seus portões abertos ao finais de semana para toda a comunidade, oferecendo atividades de esporte e lazer.


Fotos

IMG_20170221_085637616 IMG_20170221_085945576