Início Comunicação Social Carta à Família Salesiana

Carta à Família Salesiana

87
0

Estimados Salesianos e Membros da Família Salesiana,

Desejo a todos vocês um abençoado início de ano, repleto de graças e alegrias! Que Nossa Senhora Auxiliadora esteja olhando por cada um, intercedendo pelos seus sonhos e metas, especialmente nos nossos projetos comuns, voltados à santificação dos jovens.

Como Responsável Inspetorial pela Família Salesiana na Inspetoria Salesiana de Campo Grande, gostaria de compartilhar com vocês vários acontecimentos que vamos vivenciar na Inspetoria em 2019.

Neste ano estamos celebrando os 125 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso. Será um momento especial de gratidão e alegrias, fruto do nosso trabalho de educação e evangelização ao longo desses mais de cem anos e de confraternização com os Salesianos, a Família Salesiana e com os jovens.

Somos membros da Família Salesiana: Salesianos, Cooperadores, ADMA, Ex-Alunos. Somos continuadores do sonho, do carisma e do projeto educativo-pastoral salesiano a serviço dos nossos destinatários.

Na Inspetoria de Campo Grande, em praticamente todas as Presenças, os Membros da Família Salesiana têm testemunhado com alegria a vivência cristã, o sentido de pertença à Igreja, o compromisso com o carisma salesiano, o amor a Dom Bosco e a Nossa Senhora Auxiliadora.

Somos uma grande Família Salesiana! Um vasto movimento a serviço dos jovens.  Estamos unidos com o Reitor-mor, todas as Inspetorias, com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMAs), compartilhando o espírito salesiano, respondendo aos grandes desafios dos tempos atuais.

Neste sentido de família e corresponsabilidade, comunico-lhes que receberemos o Conselheiro Geral da Região Cone-Sul, Pe. Natale Vitalli, a partir do dia 10 de fevereiro até o dia 26 de maio.  Ele se reunirá com o nosso Conselho Inspetorial e com a Equipe Inspetorial de Pastoral (EIP). Fará uma visita em cada Presença da Inspetoria, tendo assim a possibilidade de se encontrar com os salesianos, membros da Comunidade Educativa Pastoral (CEP) e Família Salesiana.

Teremos ainda o privilégio de renovar o nosso sentido de pertença à Congregação Salesiana e de amor a Dom Bosco e Nossa Senhora recebendo a visita do Reitor-mor, Pe. Ángel Fernández Artime – o X Sucessor de Dom Bosco.   

Com ele, vamos celebrar como Família Salesiana a concretização do sonho de Dom Bosco em nossas terras, evangelizando e educando nas escolas, paróquias, obras sociais, missões indígenas e todos os espaços em que há a presença de um salesiano.

Anote as datas em que o Reitor-mor passará por sua região:

24/04 (terça-feira)

  • 9h30 – Eucaristia Solene dos 125 anos da Inspetoria com a Família Salesiana no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora    

25/04 (quinta-feira) – Meruri

  • 8h30 – Encontro com os jovens indígenas
  • 9h30 – Eucaristia na praça dos mártires P. Rodolfo e Simão Bororo

27/04 (sábado) – Campo Grande

  • 17h30 – Eucaristia na Paróquia São João Bosco com a Família Salesiana
  • 20h – Academia artístico-musical no teatro Dom Bosco com os jovens da AJS

 

Esse é para a Família Salesiana um ano excepcional em que nos encontraremos em muitas ocasiões para agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelo dom e carisma salesiano presente no nosso dia a dia. 

O tema da Estreia do Reitor-mor deste ano “A santidade é também para você” nos motiva a um caminho novo: “Não se trata de uma santidade para poucos heróis ou pessoas extraordinárias, mas de um modo ordinário de viver a existência cristã normal; um modo de viver a vida cristã encarnada no contexto atual com os riscos, os desafios e as oportunidades que Deus nos oferece no caminho da vida”, explica o Reitor-mor em seu texto de apresentação do tema. Em breve, receberemos o texto completo em nossas casas e poderemos partilhar os seus ensinamentos em nossa comunidade educativa, com os jovens e com as famílias, para que reflitam este chamado da Igreja: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste” (Mt 5,48); e: “Sede santos, porque eu [o Senhor] sou santo” (Lv 11,44). No site da Missão Salesiana de Mato Grosso você encontra o vídeo de apresentação da Estreia, o link para o acesso é o:  www.missaosalesiana.org.br/video-da-estreia-do-reitor-mor-2019-a-santidade-e-tambem-para-voce/. Você também pode encontrá-lo na página da Família Salesiana, entrando em  www.missaosalesiana.org.br e clicando em Família Salesiana.

Somos uma Inspetoria Missionária que realiza muitos trabalhos e atinge milhares de pessoas. Por isso, temos muito a celebrar e nos alegrar. Animados por esse espírito de gratidão e alegria, seguem outras datas importantes para acompanharmos e rezarmos em comunhão fraterna:

  • Capítulo Inspetorial (CI) – de 13 a 16 de Março – é voltado aos Salesianos, em preparação para o Capítulo Geral (CG) 28, que reunirá representantes da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco de todo o mundo no início de 2020.
  • Retiros trimestrais para a Família Salesiana. Serão realizados na Quaresma e nos meses de Maio, Agosto e Dezembro.
  • Simpósio Vocacional com a presença do Pe. Giorgio Zevini, de 22 a 24 de Agosto, na UCDB – Campo Grande.
  • Congresso Internacional da ADMA, de 07 a 10 de Novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Esses são alguns de nossos principais eventos que estarão na Programação Inspetorial 2019 – a ser entregue em nossas comunidades salesianas no início de Fevereiro. Além da programação ordinária, haverá diversos encaminhamentos nos núcleos locais para a Família Salesiana. O Delegado Inspetorial para os Ex-alunos, Pe. Waldomiro Bronakowski, visitará todas as comunidades com a finalidade de formar novos grupos de ex-alunos em nossa Inspetoria. Da mesma maneira todos temos a responsabilidade de atrair novos membros para os grupos da ADMA, Salesianos Cooperadores e Voluntárias de Dom Bosco.

Aproveito para externar a minha gratidão a você membro desta vasta família que com o seu trabalho e sua devoção tanto contribui para que a identidade salesiana se perpetue. Meu muito obrigado a você que tanto tem rezado por essa Inspetoria Missionária, pelos nossos padres e irmãos, pelas equipes que trabalham conosco e todos os nossos destinatários. Que cada um possa se sentir agraciado por fazer a diferença neste mundo.

Contamos com o envolvimento de vocês nestas iniciativas e com novas ideias para animar os seus grupos locais para dar visibilidade aos 125 anos da nossa Inspetoria.

Agradeço imensamente a sua colaboração!

Em Dom Bosco,

Campo Grande, MS, 15 de Janeiro de 2019

Pe. Wagner Luis Galvão, SDB

Delegado Inspetorial para a PJS, Pastoral Vocacional, Animação Missionária e Família Salesiana