Início Comunicação Social Campanha da Fraternidade recorda a vocação e missão de todo cristão: servir...

Campanha da Fraternidade recorda a vocação e missão de todo cristão: servir ao próximo

57
0

Em 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, tem início a Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e, como lema: “Eu vim para servir” (cf Mc 10,45).

“Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, afirma o bispo auxiliar de Brasília, DF, e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, na apresentação da Campanha da Fraternidade 2015 (CF 2015). Este ano, a CF traz o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). A proposta é recordar a vocação e a missão de todo cristão, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Campanha da Fraternidade

Considerada a maior campanha social e de evangelização da América Latina, a CF é realizada desde 1963, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Todos os anos, durante a Quaresma,  os cristãos e as pessoas de boa vontade são convidados a refletir sobre uma questão social à luz do Evangelho e a tomar atitudes concretas para a transformação da sociedade, no sentido de resolver ou minimizar esse problema. Assim, a CF é, ao mesmo tempo, um instrumento para desenvolver o espírito de penitência e de doação, próprio da Quaresma; e uma ação transformadora de situações de injustiça social.

A Campanha da Fraternidade é iniciada sempre na Quarta-feira de Cinzas. Durante a Quaresma, comunidades, paróquias, escolas, entidades sociais, grupos e movimentos católicos fazem a reflexão sobre o tema proposto naquele ano e realizam atividades e ações de solidariedade. No Domingo de Ramos – o domingo antes da Páscoa -, a coleta da solidariedade encerra a Campanha com um gesto concreto.

Para auxiliar a preparação e as atividades da CF, as Edições CNBB publicam o Texto-base. O texto já está disponível, tanto no formato impresso, como no digital – sendo possível baixá-lo gratuitamente no site da CNBB, assim como o hino da Campanha, a Oração e o Cartaz.

Ver, Julgar, Agir

O Texto-base está organizado seguindo a metodologia do “ver-julgar-agir”. No primeiro capítulo, o documento apresenta e problematiza a relação entre a Igreja e a Sociedade no Brasil, abordando os temas: “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”.

Na segunda parte, os cristãos são convidados a analisar e julgar essa situação à luz da Palavra de Deus, do magistério da Igreja e da doutrina social.

O terceiro capítulo trata do agir: mostra as dimensões do serviço, do diálogo e da cooperação entre a Igreja e a sociedade; defende a dignidade humana e a justiça social e reafirma o serviço da Igreja à sociedade.

O último capítulo do Texto-base (somente na versão impressa) apresenta os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores.

Uma Igreja atuante

Dom Leonardo Ulrich Steiner explica que a CF 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade e que esta “será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana”.

O objetivo geral da Campanha desde ano é justamente “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.

Para isso, a CF 2015 pretende, inicialmente, resgatar a história das relações entre Igreja e sociedade, identificando os principais desafios da situação atual. Também são objetivos específicos “apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes” e identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade.

O quarto objetivo específico é “aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas”. Completam as propostas da CF 2015 a busca de novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja e atuar profeticamente “à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária”.

O Texto-base da CF 2015 ressalta que participar da Campanha da Fraternidade permite à pessoa e à comunidade se integrarem à vida da Igreja em âmbito nacional, além de ser uma oportunidade para fortalecer laços comunitários e animar a pastoral de conjunto.

Clique aqui para baixar os materiais da CF 2015

Fonte: Boletim Salesiano com informações da CNBB