Início Instituição de Ensino Superior Câmara Municipal homenageia os 50 anos dos cursos do UniSALESIANO de Lins...

Câmara Municipal homenageia os 50 anos dos cursos do UniSALESIANO de Lins (SP)

62
0

Propositura do evento foi feita pelo presidente da câmara, o ex-aluno Robson Peres

A Câmara Municipal de Lins realizou a Sessão Solene pelo “Jubileu de Ouro do Ensino Superior Salesiano em Lins” pelos 50 anos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Educação Física, na noite de 16 de agosto de 2022.

A propositura da homenagem foi feita pelo Presidente da Câmara, o Vereador e ex-aluno Salesiano do curso de Engenharia Agronômica, Robson Peres.

Os padres Salesianos Paulo Fernando Vendrame, magnífico Reitor do UniSALESIANO, Edson Cardoso Colman, Pároco da Paróquia São João Bosco foram os representantes da instituição, e João Bosco Monteiro Maciel, representou a Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT, Mantenedora do Centro Universitário UniSALESIANO.

A Reitoria e os Coordenadores de curso representaram o Centro Universitário, a Presença Salesiana, as Filhas de Maria Auxiliadora e a Paróquia São João Bosco, compondo o espaço junto à Mesa Diretora.

Representando o Prefeito Municipal, João Pandolfi, o Secretário de Esportes, Professor e ex-aluno de Educação Física, João Rufino da Silva Júnior fez o uso da palavra, lembrando dos seus tempos de adolescente vividos na Casa Salesiana de Lins através do projeto “Escola de Formação e Aperfeiçoamento” – EFA, depois estudando no Colégio Salesiano Dom Henrique Mourão, sendo posteriormente acadêmico do UniSALESIANO e hoje, lecionando no Centro Universitário.  “O homem que sou hoje tem muito da formação que tive dentro do Salesiano. Na época da faculdade, lembro da motivação que o coordenador me deu para estudar com afinco, apostando no meu potencial”.

O vereador Robson Perez fez a leitura da propositura de Homenagem da Câmara e relatou sua experiência de formação, da importância do desenvolvimento tanto do seu lado profissional, mas também cristão. Sua jornada, assim como a de tantos jovens, teve início no EFA, e quando adulto, se formou em Engenharia Agronômica pelo UniSALESIANO, casa que tem tanto orgulho de mencionar como suas raízes e que se alegra pela cidade de Lins possuir o Centro Universitário número um do Estado de São Paulo.

Pe. Edson Colman mencionou o trabalho tão importante dos Salesianos que o antecederam e agradeceu as gerações das famílias paroquianas e das comunidades Cristo Redentor e Nossa Senhora de Lourdes, que em todas essas décadas apoiaram e comungaram em união fraterna junto aos Salesianos. Lembrou carinhosamente do Pe. Arlindo Pereira de Lima, Salesiano Linense, que teve toda a sua história de vida religiosa atrelada à igreja Dom Bosco que sempre recordava seu pai como trabalhador na construção do piso da Igreja Matriz.

Pe. Paulo Vendrame começou o seu discurso recordando que as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora foram as pioneiras no ensino superior Salesiano em Lins, com o Bispo Monsenhor Pasetto, na abertura da Faculdade Auxilium – FAL, em 1957 e que os Salesianos iniciaram seus trabalhos com as Faculdades de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins – FACAC e Faculdade de Educação Física de Lins – FEFIL, em 1972, com o Pe. Ariento Domenici na direção. Na sequência destacou e agradeceu a presença dos acadêmicos que ali estavam e os que acompanhavam diretamente do Salão Nobre da Instituição, pela transmissão online, pedindo uma salva de palmas. Lembrou carinhosamente do Sr. Fernandes, um leigo que batalhou pela abertura do Ensino Superior Salesiano em Lins. Também recordou da Profa. Lurdinha, coordenadora pedagógica, que foi exemplo de salesianidade, uma mulher com mão firme, mas com doçura. Nomeou o Prof. Agostinho Perazza, primeiro coordenador de Educação Física.  Também mencionou cada autoridade presente e sua importância para a história Salesiana. Agradeceu o empenho do Prof. André Ornellas, Pró-reitor Acadêmico e dos coordenadores de curso, Profa. Máris Vendrame e Prof. Hilinho Paschoali pelos esforços em prol do UniSALESIANO, que em junção com os demais cursos, alcançou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo, segundo avaliação do MEC. “Nesse dia do nascimento de Dom Bosco, peço que a Mãe Auxiliadora, Patrona do Centro Universitário, abençoe a todos os nossos universitários, educadores e a todos os presentes; que possamos sempre ser significativos, formando na qualidade e identidade, os jovens que esperam de nós uma resposta educativa”.

Em um momento de muita emoção foram entregues os Diplomas de Honra ao Mérito aqueles que simbolizam as relevantes contribuições ao Ensino Superior Salesiano nesta cidade:

  • André Luís Ornellas – Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação
  • Máris de Cássia Ribeiro Vendrame – Coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
  • Leandro Paschoali Rodrigues Gomes (Hilinho) – Coordenador do curso de Educação Física
  • Professor homenageado – Pelo curso de Administração – Sra. Mariluce Di Lascio Teraoka Tófoli – Prof. Irso Tófoli in memorian
  • Professora homenageada -Pelo curso de Ciências Contábeis – Profa. Rosiane Gouvêa Sozzo
  • Professor homenageado – Pelo curso de Educação Física – Prof. Donizete da Silva Santos
  • Ex-aluna homenageada dos cursos de Administração e Educação Física – Sra. Heloisa Helena Rovery da Silva
  • Ex-aluno homenageado dos cursos de Ciências Contábeis e Educação Física – Sr. Cláudio Rodrigues

 

Encerrando a Sessão, o Presidente da Câmara, Robson Peres, agradeceu a presença e fez a entrega de alguns mimos ao UniSALESIANO.

As autoridades presentes foram:

    1. Bispo Diocesano de Lins – Dom Francisco Carlos – Representado pelo Diácono Breno Rodrigues
    2. João Bosco Monteiro Maciel – Representante da Mantenedora do UniSALESIANO – Missão Salesiana de Mato Grosso
    3. Edson Colman – Pároco da Paróquia São João Bosco
    4. Irmã Odete Carmem Vendrame – Filhas de Maria Auxiliadora – CENSA
    5. Irmã Erika Kazue Okuma – Filhas de Maria Auxiliadora – CENSA
    6. André Luís Ornellas – Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação
    7. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame – Coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
    8. Leandro Paschoali Rodrigues Gomes (Hilinho) – Coordenador do curso de Educação Física
    9. Rosiane Gouvêa Sozzo – Professora, ex-coordenadora e ex-aluna de Ciências Contábeis
    10. Cláudio Rodrigues – ex-aluno de Ciências Contábeis e Educação Física
    11. Tatiana Goduto Nobre – Pastoral Universitária e representando os colaboradores do UniSALESIANO
    12. Ademir Schimpf – Salesianos Cooperadores
    13. Maria Angélica de Souza – colaboradora e membro da Família Salesiana
    14. Antônio Guedes Ribeiro (Sr. Toninho) – representando os ex-colaboradores
    15. Ricardo Assef – ex-aluno da primeira turma de Educação Física e ex-professor
    16. Celso Pires (Bá) – ex-colaborador
    17. Arlene Charantola – ex-professora
    18. Sandra Tobias Renesto – ADMA Associação de Maria Auxiliadora
    19. João Rufino da Silva Júnior – Secretário Municipal de Esportes e Lazer, professor e ex-aluno de Educação Física
    20. Marcelo Ferracioli Uenaka – Coordenador de Marketing e Comunicação

Marcelo Uenaka

Coordenador de Marketing e Comunicação – UniSALESIANO de Lins (SP)