Início Comunicação Social Câmara Municipal homenageia 80 anos da Presença Salesiana em Lins – SP

Câmara Municipal homenageia 80 anos da Presença Salesiana em Lins – SP

107
0

A Câmara Municipal de Lins realizou a 12ª Sessão Solene deste ano, ocasião em que foi entregue título em homenagem aos “80 anos da presença dos Salesianos no município de Lins – SP”, na última sexta-feira (6). O projeto de lei que concedeu tal honraria é de autoria do vereador Rogério Barros.

A solenidade teve as presenças da reitoria do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, reitor, Prof. André Ornellas, Vice-Reitor e Pró-reitor Acadêmico, Pe. Waldomiro Bronakowski, Pró-reitor de Pastoral e a Profa. Heloísa Rovery, Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, além de coordenadores de curso, professores, colaboradores, alunos do Centro Universitário, além de membros da sociedade civil, religiosa e militar. A participação especial foi dos Salesianos e FMA, Pe. Arlindo Lima, Guillermo Morales e Ir. Nilda Rangel.

Com a tribuna lotada, deu-se início a sessão solene, pelo presidente da câmara, o vereador Sr. Neto Danzi, que assim convidou os demais legisladores municipais a tomarem assento, acompanhados da secretária de educação Sra. Denise Magnoler, representando o poder executivo e o Pe. Waldomiro, representando a Presença Salesiana em Lins – SP.

A noite foi revestida de carisma cristão, tendo execução do hino nacional brasileiro e hino à Lins pelo Coro da Orquestra sinfônica Jovem de Lins sob a regência do Maestro Paluan.

O vereador Rogério Barros, orador oficial, discorreu sobre a história dos Salesianos desde Dom Bosco, seu fundador, presença no mundo e a chegada ao Brasil, Cuiabá e então em Lins em 24/05/1939. “Os salesianos ajudaram a construir esta cidade, por tanto, nada mais justo que esta casa de lei, fizesse esta singela homenagem”.

Posteriormente, o Projeto Social de Ginástica Rítmica, através das alunas Giovana e Ana Clara realizou duas encantadoras apresentações, com laço e bola.

As homenagens se deram pelo representante dos colaboradores, Claudio Rodrigues, que entregou um quadro de Dom Bosco, patrono dos Salesianos, pela representante das colaboradoras, Lúcia Costa que entregou um quadro de Nossa Senhora Auxiliadora, representando os professores e coordenadores de curso, Profa.  Heloisa Helena entregou um troféu dos 80 anos, tendo também o guia turístico Alvari Barbosa – Barbosinha, Sra. Patrícia Crema Violato Guidetti – Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sra. Edith Furtado Barros, Sr. Amilton Batista Neto – Unimed e o Presidente da Câmara Dr. Neto Danzi.

Dando continuidade, a Pastoral Universitária abrilhantou a homenagem com a apresentação das músicas “Paralelo 15 e 20” e “Dom Bosco jovem”.

Pe. Waldomiro discursou “Agradeço à Câmara Municipal pela homenagem prestada à Congregação Salesiana – Os primeiros padres Jose Luiz Zeferino, Mario Forgione e Jose Luis Valentim lançaram a semente salesiana nesta cidade e ela cresceu com as bênçãos de Deus pela Paróquia Dom Bosco e UniSALESIANO. Que as experiências vividas no passado sejam a alavanca para caminharmos rumo a excelência educativa e pastoral no futuro”.

Pe. Luigi reforçou a o papel do pioneiro do sonho dos Salesianos nesta região – O gigante Dom Henrique Mourão “ele fez coisas grandes, não foi uma pessoa comum…um grande bispo, um grande homem, um grande organizador”.

Finalizando a noite, foi oferecido um coquetel de confraternização e contemplação dos banners que relatam a história dos 80 anos dos Salesianos em Lins – SP.

Marcelo Ferracioli Uenaka
Coordenador de Marketing