Início Comunicação Social Câmara homenageia 200 anos do nascimento de Dom Bosco

Câmara homenageia 200 anos do nascimento de Dom Bosco

29
0

A pedido do deputado Marco Tebaldi, SC, a Câmara realizou nesta terça-feira, 17 de novembro, sessão solene em homenagem ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco. São João Bosco, popularmente conhecido no Brasil como Dom Bosco, sonhou com a existência de Brasília quase cem anos antes da fundação. Ao lado de Nossa Senhora Aparecida, ele é padroeiro da capital. A homenagem ocorreu às 10 horas.

Padre José Marinoni, diretor da Rede Salesiana Brasil (RSB), esteve presente na sessão e fez um pronunciamento no qual disse “eu creio que Dom Bosco tem um legado a nos deixar e a nos ensinar, ele confiava nos jovens, acreditava na juventude e nós temos que crer, acreditar e confiar mais nos nossos jovens”. Padre Marinoni também citou uma conhecida frase de Dom Bosco que, segundo ele, traçou o percurso e a missão do Santo da Juventude. Dom Bosco dizia, acrescentou padre Marinoni, “quando eu crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”. Clique aqui e assista ao pronunciamento do padre Marinoni.

O diretor do Instituto Educacional Dom Bosco de Guarapuava, PR, padre Renato dos Santos, também participou da sessão e no seu pronunciamento disse “para dizer que Dom Bosco é merecedor deste ato público basta olhar o que acontece em 132 países. É o carisma de Dom Boco continuando a formar o bom cristão e o honesto cidadão; é o carisma de Dom Bosco ajudando a minimizar a dor e o sofrimento de tantos desvalidos da sociedade, basta que haja uma obra de Dom Bosco para que haja o resgate da dignidade de crianças, adolescentes e jovens, desejosos de progresso e de bem-estar”. Clique aqui para assistir ao pronunciamento do padre Renato.

Dom Bosco ficou mundialmente conhecido como um grande pedagogo devido à atividade de educador de jovens. Ele foi fundador de vários grupos, em especial a Congregação Salesiana de Dom Bosco, hoje presente em 132 países. Foi o único Santo que mereceu de um Papa o título de: “Pai e Mestre da Juventude”.

“Com seu estilo educativo e sua práxis pastoral baseados na razão, na religião e na amabilidade, levava os adolescentes e jovens à reflexão, ao encontro com Cristo e com os irmãos, à educação na fé e sua celebração nos sacramentos, ao empenho apostólico e profissional”, justifica Tebaldi no requerimento.

 

BS com informações psdbnacamara