Início Comunicação Social Brasil salesiano participa do Congresso Internacional PJS e Família

Brasil salesiano participa do Congresso Internacional PJS e Família

36
0

Salesianos de Dom Bosco (SDB) e leigas/leigos do Brasil se uniram às inspetorias salesianas de todo o mundo no Congresso Internacional Pastoral Juvenil e Família, realizado nos dias 27 de novembro a 1º de dezembro em Madri, Espanha.

Promovido e organizado pelo Setor de Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana e destinado aos salesianos e leigas/leigos envolvidos com as famílias no campo da Pastoral Juvenil nas obras salesianas, o Congresso teve como objetivos: aprofundar as orientações atuais da Igreja e da Congregação Salesiana sobre a família; compartilhar os desafios e as oportunidades educativo-pastorais da família; e construir experiências para a reflexão e ação no interior da Comunidade Educativo-Pastoral.

Quatro grandes conferências embasaram as reflexões para uma proposta de acompanhamento pastoral das várias fases de grupo e idade, o que permitiu o enriquecimento com novos conhecimentos, habilidades e capacidades com referência às diversas áreas que tocam o âmbito familiar: “A família no itinerário sinodal da Igreja: perspectivas e oportunidades”, ministrador dom Bruno Forte; “Leitura propositiva da realidade congregacional”, conduzida por padre Fábio Attard; “Leitura eclesiástica: como a Igreja acompanha a família?”, com a Prof. Carmen Peña García; e “Leitura educativo-pastoral: a família na proposta pastoral salesiana”, com o padre Rossano Sala.

Também constaram na programação do Congresso oito mini-cursos para analisar, refletir e valorizar as propostas que reforçam a integração da família na Pastoral Juvenil Salesiana e 21 grupos para apresentação de boas práticas no âmbito da Pastoral Juvenil e da Família, que já são uma realidade consolidada em diversas partes do mundo, o que facilitou a aprendizagem experimental e a participação de grupo. O Congresso teve, ainda, momentos de reflexão em grupos regionais.

O Congresso Internacional Pastoral Juvenil e Família teve palestras e atividades divulgadas online. Fotos, notícias e vídeos podem ser vistos em:

Facebook: Symfamily17

Twitter: @Symfamily17

YouTube: Symfamily17

Site: https://www.symfamily17.org/?lang=pt-pt

Fonte:  P. Gilson Marcos da Silva, SDB