Início Comunicação Social Attilio Giordani

Attilio Giordani

62
0

Attilio Giordani nasceu em Milão no dia 3 de fevereiro de 1913. Distingue-se desde os primeiros anos por sua grande paixão pelo Oratório e, já aos  dezoito anos, pela sua dedicação aos jovens oratorianos. Por anos é catequista diligente e animador constante e genial, com muita simplicidade
e serena alegria. Cuida da liturgia, da formação, do jogo, do tempo livre, das férias dos seus jovens, do teatro.

Ama a Deus com todo o coração e encontra na vida sacramental, nas orações e na direção espiritual os recursos para a vida na graça. Durante o serviço militar que começa em 1934 e termina, com fases alternadas, em 1945 demonstra senso apostólico entre seus companheiros de arma. Emprega-se na indústria Pirelli de Milão onde também espalha alegria e bom humor, com o mais profundo senso do dever. Na própria família é um marido rico de fé e de serenidade, com uma desejada austeridade e pobreza evangélica em favor dos mais necessitados. Todos os dias é fiel à meditação, à Eucaristia, ao Rosário.

Atento às necessidades de sua família (os três filhos já estavam no Brasil para um período de voluntariado missionário) decide ele próprio partirem juntos, marido e mulher, para partilhar totalmente a sua paternidade e a vocação dos filhos ao voluntariado. Também no Brasil ele continua a ser catequista e animador. 

Revolucionou em pouco tempo a cidade inteira e mudou a vida dos meninos de Poxoréu. No Centro Juvenil organizava jogos e brincadeiras, sempre com o mesmo amor e dedicação. Faleceu no final de 1972, de ataque cardíaco, em uma reunião em Campo Grande (MS).

A visita à Igreja Matriz de Poxoréu, traz o lugar onde foi encontrado o coração de Attilio Giordani. O que era lenda até então, se tornou verdade quando uma reforma da igreja foi feita  e encontrado o coração do salesiano em novembro de  2015. Attilio era muito querido pelos jovens da cidade de Poxoréu e transformou com alegria, atenção e carinho todo o povo de uma região.


Fotos