Início Comunicação Social Família Salesiana recebe homenagens da Assembleia Legislativa de MS

Família Salesiana recebe homenagens da Assembleia Legislativa de MS

43
0

A Família Salesiana foi homenageada na noite desta segunda-feira, 17 de agosto, na sessão solene em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS).

fala do P Gildasio
Discurso do Presidente da MSMT – Pe. Gildásio Mendes

O Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), Pe. Gildásio Mendes; o Bispo emérito da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello e o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni, representaram os Salesianos de Dom Bosco na solenidade proposta pelo Presidente da Assembleia Legislativa de MS – deputado Junior Mochi.

Além do presidente da Casa de Leis do Estado, participaram das homenagens: a vice-governadora, Prof. Rose Modesto; o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador João Maria Lós; o defensor público-geral, Luciano Montalli; o senador Waldemir Moka e a vereadora Carla Stephanini – todos de Mato Grosso do Sul.

Pe. Gildásio Mendes abriu a noite de homenagens falando aos convidados sobre Dom Bosco e apresentando um breve histórico das unidades de ensino, cultura e assistência social fundadas pela MSMT no Estado. O Inspetor salesiano ressaltou a contribuição dessas obras para o progresso da região. “Ao celebrarmos o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, nós salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores e Associação de Maria Auxiladora, renovamos o compromisso de continuar amando, trabalhando e caminhando ao lado do povo sul-mato-grossense”.

Lançamento do selo do Bicentenário

Durante a solenidade, os Correios lançaram uma sextilha de selos em comemoração a Dom Bosco. O Presidente da MSMT, o Presidente da Casa de Leis e o Bispo emérito da Arquidiocese de Campo Grande realizaram a obliteração da cartilha.

Genivaldo Lacerda – Diretor Adjunto dos Correios em MS

De acordo com o Diretor Adjunto dos Correios em MS, Genivaldo Lacerda, os seis selos destacam a imagem do santo associada a seis aspectos de sua obra: o Santuário Maria Auxiliadora, em Niterói; a parte interna do Santuário Dom Bosco, em Brasília; um grupo de dança das escolas e presenças salesianas; o trabalho relacionado à promoção integral dos jovens; a atuação em relação às culturas e povos indígenas e a estátua de Dom Bosco, que se encontra no interior da Catedral Metropolitana de Brasília, representando o sonho que orientou a fundação da capital do Brasil.

A tiragem é de 2,4 milhões de selos ao valor de R$ 0,95 cada, que podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br). Os selos poderão ser usados em postagens nacionais ou internacionais.

Homenageados

Ao final da cerimônia, receberam o troféu comemorativo da ALMS: a Irmã Antônia Brioski, que representou a Inspetora Maria Lúcia Barreto, FMA, a Salesiana Cooperadora Alzira Marães os médicos Haydn Fernandes Pacheco e Jean Carlos Alves. Os salesianos homenageados foram: Dom Frederico Haimler, Padre José Marinoni, Padre Edmilson Tadeu C. dos Santos, Padre Aldir da Silva, Padre Luiz Silva Leal, Padre Elias Roberto, Padre Wagner Luiz Galvão, Padre Miguel Paes da Silva, Padre Josef Winkler, Padre João Bosco M. Maciel e o Irmão Altair Gonçalo M. da Silva,

As homenagens representaram, segundo o deputado Júnior Mochi, o desejo da população sul-mato-grossense em agradecer ao trabalho dos Salesianos de Dom Bosco realizado em Mato Grosso do Sul. “A Missão Salesiana tem um papel fundamental na educação. Vários profissionais que estão em atuação em nosso Estado passaram pelos bancos da UCDB, do Colégio Salesiano Dom Bosco e pelas ações sociais desenvolvidas pela MSMT”, defendeu.

Homenageados pela ALMS
Salesianos e membros da FS homenageados pela ALMS

Experiências com Dom Bosco

O senador Waldemir Moka (PMDB) relembrou dos seus bons momentos enquanto ex-aluno do Dom Bosco “tenho imensa alegria de estar aqui hoje para presenciar este momento e fico emocionado ao relembrar todas as coisas que vivi na época de escola e minha formação eu devo ao Colégio Dom Bosco”.

Quem também ocupou a tribuna para agradecer a Dom Bosco, foi a vice-governadora do Estado, Rose Modesto (PSDB), que fez um breve relato da sua história de vida e de sua passagem pela UCDB. “Estou muito feliz de estar aqui hoje e percebi que a sementinha que Dom Bosco plantou há 200 anos foi uma semente forte e com bons frutos, porque todos que estão aqui sendo homenageados são exemplos pelos seus trabalhos prestados. Agradeço a oportunidade deputado Junior Mochi de estar aqui neste momento agradeço também a todos vocês que devolvem para a sociedade amor, carinho, compaixão e solidariedade”.

Apresentação musical

A sessão solene em homenagem ao Bicentenário de Dom Bosco foi encerrada com a apresentação da música “Conquista do Paraíso” pelos os acadêmicos Fagner Melo, Newton Reis, Erick Batista e Lucas Santo que compõem o Grupo de Cordas da UCDB.

grupo de cordas da UCDB
Apresentação do Grupo de Cordas da UCDB

Fládima Christofari/Jornalista MSMT


Galeria de Fotos