Início Comunicação Social As paróquias salesianas e as diretrizes para ação evangelizadora da Igreja no...

As paróquias salesianas e as diretrizes para ação evangelizadora da Igreja no Brasil

110
0

“As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil motivam uma igreja em saída, missionária e aberta aos pobres. Esse é o esforço de seguir aquilo que o papa Francisco está pedindo para toda a Igreja.”

A missão da Igreja é evangelizar, desde seu início, pois recebeu esse mandado de Jesus Cristo . Essa missão continua com seus sucessores, os apóstolos, os bispos, sacerdotes, os consagrados e todos os leigos. O papa tem insistido, desde a Conferência de Aparecida em 2007, quando ainda era cardeal, e atualmente em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, em uma Igreja em saída, aberta a colher os pobres. Não podemos ser uma Igreja acomodada, autorrefencial; mas sim a que sai ao encontro das pessoas, sobretudo das mais distantes, esquecidas, para levar a elas a Boa-Nova do Evangelho de Jesus Cristo. Que essas pessoas possam ter um encontro pessoal com Cristo e, a partir daí, encontrar um sentido e uma razão para sua própria vida, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A paróquia deve ser pensada e deve atuar de acordo com modelo de Igreja apresentado pelo Concílio Vaticano II: uma Igreja, comunhão de vocações e carismas a serviço da missão de evangelização e de transformação do mundo, segundo Cristo. Nessa Igreja-comunhão, o nosso carisma salesiano é chamado a enriquecer a comunidade eclesial com sua contribuição original e específica. Realizamos isto mediante nossa vida comunitária e nosso serviço pastoral nas diversas obras e estruturas nas quais estamos presentes. Uma dessas estruturas é a paróquia confiada a nós, salesianos.

Quando se fala de “Paróquia salesiana”, indicam-se as qualidades da pastoral que é desenvolvida, a contribuição particular que os salesianos, inseridos  numa igreja particular, oferecem-lhe, para enriquecê-la em vista da missão.

No nosso modo de falar, existe uma expressão com a qual queremos exprimir as características substanciais do estilo pastoral vivido por Dom Bosco em Valdocco e que cada obra e presença deve assumir: o critério oratoriano.

Quando falamos de ”critério oratoriano”, referimo-nos a uma atitude pastoral que deve orientar cada obra e serviço animado pelos salesianos, como bem exprime o artigo 40 das nossas Constituições: “Dom Bosco viveu uma típica experiência pastoral no seu primeiro Oratório, que foi para os jovens casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem  como amigos e viverem com alegria” . Ao realizarmos hoje nossa missão, a experiência de Valdocco continua critério permanente de discernimento e renovação de cada atividade e obra.

Toda paróquia salesiana da MSMT, para ser plenamente tal, procura oferecer a mesma experiência pastoral de Dom Bosco e apresenta-se como realização atual desse ponto de referência ideal que é o oratório.

Eis os elementos fundamentais que norteiam a vida de uma paróquia salesiana da nossa Inspetoria.

Uma comunidade, aberta a todos, na qual se vive intensamente o espírito de família, e se torna, na região, escola e instrumento de comunhão e solidariedade.

A escolha prioritária para os jovens, sobretudo os mais pobres, com um projeto juvenil que se torne o eixo principal de todo o empenho pastoral.

A evangelização por dentro do processo de educação e promoção humana: abertura educativa a toda a realidade juvenil e atenção especial à dimensão pedagógica, em todos os aspectos pastorais.

A Paróquia salesiana vive sua presença e sua ação pastoral na Igreja a partir do próprio carisma. O serviço pastoral ajuda os salesianos a experimentar com mais intensidade a pertença e os liames com a Igreja, mas, ao mesmo tempo, oferece uma colaboração específica, enriquecida pela especificidade do carisma  salesiano e da predileção pelos jovens. Os dois pontos de referência são essenciais para a comunidade que anima uma paróquia.

Para isso a paróquia salesiana torna-se ponto de referência tanto nas linhas pastorais da diocese onde atuamos, quanto no PEPS da Inspetoria de Campo Grande.

Articular a comunidade paroquial em grupo e comunidades menores nas quais haja maior comunicação, empenho mais intenso, participação mais real e um relacionamento visível entre os grupos, a comunidade inteira e o ambiente humano e social da paróquia,eis o desafio para os párocos salesianos.

Os diversos grupos, associações e comunidades que constituem a paróquia promovem, em seus membros, um amadurecimento de sua vocação cristã, um crescimento na sua espiritualidade, mas sempre em comunhão e sintonia com o estilo de vida cristã proposto por Dom Bosco e reconhecido pela Igreja como verdadeiro caminho de santidade.

O mandato apostólico, que a Igreja nos confia, é assumido e cumprido em primeiro lugar pela comunidade local, cujos membros têm funções complementares com incumbência todas elas importantes. “A paróquia salesiana tem como responsável e animadora a comunidade religiosa” (CG 21, 138). E o artigo 26 dos Regulamentos afirma: ”A Paróquia confiada à Congregação deve distinguir-se pelo caráter popular e atenção aos jovens, principalmente os mais pobres”.

Contribuição específica da Paróquia salesiana e valores que identificam o carisma  salesiano  na Inspetoria Missionária de MT exigem que a paróquia salesiana seja a síntese de uma:

  • Comunidade missionária que procura, sobretudo, os jovens e os afastados;
  • Comunidade educativa que promove, educa e forma o ambiente atraente e significativo no qual se vivem os valores;
  • Comunidade cristã que evangeliza oferece experiências de fé que despertem interesse e desejo de progredir e viver em concreto a própria responsabilidade de evangelizador.

A paróquia vive numa sociedade em profunda e rápida mudança, que a desafia e a empenha a dar uma resposta corajosa para anunciar o Evangelho numa sociedade secularizada. Para responder a esses desafios, a paróquia configura-se como:

  • Um lugar de acolhida e de experiência do Evangelho: um lugar onde se oferece experiência cristã na oração e na liturgia viva,  e um testemunho claro de qualidade de vida evangélica.

A missionariedade é o ponto referencial de tudo o que procuramos fazer no serviço paroquial, em nome de Cristo e da sua Igreja, para que possamos ser suas testemunhas, discípulos missionários, segundo o documento de Aparecida e as exortações do Papa Francisco.  É lógico que todo ele está embebido na Palavra de Cristo, Caminho, Luz e Força vital para realizar a Missão que o Senhor confiou a esta Igreja particular que vive no território desta Missão Salesiana de Mato Grosso.

Em Novembro de 2015, em Brasília, realizar-se-á  o Encontro Nacional das Paróquias Salesianas com objetivo de articular a Rede Salesiana de Paróquias e  aprofundar a identidade salesiana na paróquia, que conduzirá a todos a um serviço de unidade pastoral paroquial salesiana, condição fundamental para o testemunho do nosso discipulado missionário.

Pe. Waldomiro Bronakowski, SDB