Início Comunicação Social Articulação da Juventude Salesiana lança nova logomarca

Articulação da Juventude Salesiana lança nova logomarca

132
0

A Nova Logomarca da Articulação da Juventude Salesiana foi lançada neste domingo (20/12) após quatro anos do início de um processo de reestruturação de bases e construção da identidade da organização.

Em 2017 foi iniciado um levantamento histórico da logomarca. Após consulta feita aos jovens através das redes sociais, foi identificada a necessidade de uma atualização da logomarca que era utilizada desde 1998. “Quando pensamos na identidade da juventude, temos a percepção da imagem de Dom Bosco e Madre Mazzarello e de tudo que fizeram para despertar o protagonismo juvenil de modo a formar bons cristãos e honestos Cidadãos”, afirmou o diretor presidente do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana, João Batista Dantas Junior.

A Logomarca — Foram escolhidas cores alegres e vibrantes. O número de cores (cinco) é uma referência aos cinco pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana: A Espiritualidade da Alegria e do Otimismo, a Espiritualidade de Comunhão Eclesial, a Espiritualidade da Amizade com o Senhor Jesus, a Espiritualidade do Cotidiano e a Espiritualidade de Serviço Responsável. Cada pingo ganhou uma distorção na hora do preenchimento, por isso eles fogem do grid no intuito de salientar a sutil distinção entre cada um.

Os cinco pingos de tinta, cada um com a sua coloração e a sua anomalia na forma (em relação aos grids) representam as cinco regiões do Brasil em que estão presentes os nossos grupos associados à AJS. Ao mesmo tempo em que cada pingo possui a sua diferenciação, inclusive na forma monocromática, eles conservam uma nítida semelhança entre si, uma vez que os jovens compartilham do mesmo traço carismático salesiano. Os pingos de tinta também fazem alusão à juventude e sua incrível diversidade e por isso saltam do “J”, porém, com a semelhança do projeto do Reino de Deus que os une. As linhas meridianas e paralelas vazadas dentro do S de “Salesiana” não foram aí dispostas ao acaso: elas indicam o traço universal que nos une: Dom Bosco e Madre Mazzarello.

A AJS — “Na fidelidade ao amor e à predileção de Dom Bosco e Madre Mazzarello aos jovens, em 1998, nasceu, no Brasil, durante o Encontro Nacional de Jovens Salesianos, ocorrido em São Paulo, a Articulação da Juventude Salesiana” (Princípios Norteadores da AJS, p. 16). Leva o nome de “articulação” para diferenciar-se dos “movimentos tradicionais” não católicos no Brasil.