Início Comunicação Social Articulação da Juventude Salesiana encaminha plano de ação aos Inspetores  

Articulação da Juventude Salesiana encaminha plano de ação aos Inspetores  

38
0

Em vista do Encontro América do Movimento Juvenil Salesiano/AJS (2013), junto à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os jovens das diferentes inspetorias do Brasil foram motivados a organizar-se em Conselho Nacional (CNAJS), assessorados por dois referentes SDB/FMA da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS). Esse fato, iniciado em 2012, trouxe a possibilidade de todos se questionarem sobre a identidade e missão da AJS.

Tema assumido de modo conjunto, especialmente durante o ano de 2014, pela AJS e pela CNPJS, jovens de oito Inspetorias presentes colocaram-se a disposição, formando um Conselho provisório para 2015, na expectativa de que todas as Inspetorias se façam representar em sua organização nacional.

Os jovens do CNAJS, após análise da realidade da AJS nas diversas inspetorias presentes e do estudo do Quadro Referencial da PJS no que se referia ao quesito AJS, encaminharam aos inspetores, junto à CNPJS, seu plano de ação 2015-16, o pedido de aprovação da “Carta de identidade e Missão da AJS” e o pedido de apoio à sua organização juvenil.

O encontro foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro.

Articulação da Juventude Salesiana

O grupo juvenil foi relevante na juventude de São João Bosco e é realidade constitutiva do processo educativo-evangelizador carismático experimentado no Oratório de São Francisco de Sales, como essencial na promoção do protagonismo juvenil. O fato é que D. Bosco iniciou a sua Congregação com jovens protagonistas nos grupos que nesse tempo eram chamados “companhias”.

No Brasil a cultura de uma organização nacional da juventude assume relevância com a mediação das equipes nacionais de Pastoral Juvenil Salesiana (SDB/FMA), com a publicação, em 1998, dos Princípios Norteadores da Articulação da Juventude Salesiana, reeditados e ampliados em 2003.

Parte integrante do Quadro Referencial da PJS, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) – nome que se dá no Brasil ao Movimento Juvenil Salesiano, por ser uma organização ligada à Congregação, uma das outras expressões do setor juventude da CNBB, como os Movimentos, as Novas Comunidades e Pastorais da Juventude tem como elementos integrantes de sua identidade: 1. a articulação entre grupos; 2. que compartilham o Sistema Preventivo de D. Bosco na sua missão de jovens protagonistas na evangelização-educativa de outros jovens. Trata-se de uma espiritualidade específica na Igreja: a Espiritualidade Juvenil Salesiana. Isto é, D. Bosco manifestou o seu amor a Jesus Cristo, vendo-o como Bom Pastor, e esse amor lançou-o para o amor educativo direcionado aos jovens, especialmente os mais empobrecidos.  Meta do seu trabalho é traduzida no binômio: “bom cristão e honesto cidadão”.