Início Comunicação Social Após 150 anos renova-se o presente dos Ex-Alunos ao “Dom Bosco” de...

Após 150 anos renova-se o presente dos Ex-Alunos ao “Dom Bosco” de hoje

64
0

(ANS – Roma) – Assim como em 24 de junho de 1870 Carlo Gastini presenteou o Santo da Juventude com um jogo de xicrinhas de café, representando o sentimento de todos os Ex-Alunos do Oratório de Dom Bosco, ontem, dia 24 de junho de 2020, por ocasião do 150º aniversário daquela homenagem, os Ex-Alunos de Dom Bosco também presentearam o P. Ángel Fernández Artime com um jogo de xicrinhas de café, gesto acompanhado por palavras de sincera gratidão.

O gesto simbólico ocorreu no final da Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor na Basílica do Sagrado Coração. Do coro da igreja, Vito Gentili, Ex-Aluno salesiano, colaborador de muitas iniciativas realizadas no “Sacro Cuore”, de Roma – que abriga a sede central salesiana – disse, em nome de todos os Ex-Alunos do mundo: “A figura de Dom Bosco é fascinante e nós o vemos como seu Sucessor. Sentimos sua proximidade e encorajamento. Agradecemos pelas diversas iniciativas que visam fortalecer a Família Salesiana, e também por seu dinamismo, ação, oração e testemunho. Boas festas! Oferecemos nossa colaboração, nossas orações e todo o nosso carinho!”, expressou o Ex-Aluno.

Em seguida, Biagio Narciso, advogado de Caserta, que recentemente ingressou no Conselho Mundial da Confederação dos Ex-Alunos como representante dos Jovens Ex-Alunos da Europa (GEX, em italiano), prestou homenagem ao Sucessor de Dom Bosco. Uma homenagem que, na melhor tradição salesiana, não tem uma finalidade por si, mas abriga importante valor solidário. As xicrinhas vinham acompanhadas pelo café produzido pelo projeto “DI BOSCo: café de Ex-Alunos”. Um projeto que não se baseia apenas na qualidade do café produzido, mas também na qualidade das pessoas que o produzem e com quem colaboramos. A ‘mistura Gastini’ é fruto da colaboração de Ex-Alunos empresários da Europa e da Ásia, originando, assim, um projeto global. De fato, o valor arrecadado com a venda do café e das xícaras produzidas para este aniversário, uma edição limitada de 150 exemplares, servirá para apoiar os projetos educativos e sociais dos Ex-Alunos na América, África e Ásia.

O Reitor-Mor respondeu ao gesto com frases vindas diretamente de seu coração de ‘Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana’: “Obrigado a todos os Ex-Alunos do mundo! Olhar para vocês nos faz pensar em todo o bem que é feito nas presenças salesianas: sabemos que, para muitos meninos e meninas, chegar a uma casa salesiana pelas mãos de Maria significa uma mudança de vida”.

“Quando penso nos Ex-Alunos, penso imediatamente nos milhões de meninos e meninas de todas as nossas presenças e digo para mim mesmo: devemos dar-lhes o melhor de nós mesmos, porque um dia eles serão Ex-Alunos e Ex-Alunas como os que temos hoje. Sigamos em frente, sempre em comunhão com Dom Bosco!” – concluiu o Reitor-Mor.

A proximidade, o carinho e a gratidão mútua entre os salesianos e aqueles que receberam uma educação segundo o Sistema Preventivo são vivos e tangíveis hoje, assim como há 150 anos.