Início Comunicação Social Anciãos Bororo são homenageados em Rondonópolis

Anciãos Bororo são homenageados em Rondonópolis

67
0

Uma sessão histórica na Câmara de Vereadores de Rondonópolis entregou homenagens a quatro anciãos bororo, por meio de “Moção de Aplausos”. A homenagem foi feita pelo trabalho em defesa e difusão da cultura Bororo. As moções seguiram uma indicação apresentada pelo Secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto de Araújo e pelo vereador Cláudio da Farmácia.

Entre os homenageados, está Erotildes Hó, de 55 anos, pertencente ao subclã dos Baadojeba, na organização social do povo Boe Bororo. Ela é moradora da aldeia jurigue – Ti Tadarimana. Além dela, também foi homenageada, Nadir Ika, de 69 anos de idade, que pertence ao subclã dos kie na organização social do povo Boe Bororo. Ele é moradora da aldeia Divisa  – Ti Tadarimana. Outro nome lembrado foi o de Raimundo Itoga, de 79 anos, pertencente ao subclã dos kie na organização social do povo Boe Bororo. Ele é morador da aldeia Apido Paru – Ti Tadarimana. O quarto homenageado foi Joaquim Batista Burudui, de 86 anos, pertencente ao subclã dos Aroroe na organização social do povo indígena Boe Bororo.  Ele também é morador da aldeia Tadarimana  –  Ti Tadarimana.

As homenagens chamaram a atenção das lideranças indígenas que destacaram o ineditismo da entrega das moções, feitas pelo vereador Roni Magnani. Estavam presentes na sessão legislativa um grupo de lideranças Bororo, autoridades, o salesiano Mestre Mario Bordigno, além de populares. O secretário municipal de cultura demonstrou interesse em resgatar a história dos Bororo na região, organizar melhor o Museu Rosa Bororo e montar um acervo sobre a cultura bororo.

 

Com informações: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Rondonópolis