Início Comunicação Social Alunos do curso de Nutrição do UniSalesiano-Araçatuba criam livro digital com receitas...

Alunos do curso de Nutrição do UniSalesiano-Araçatuba criam livro digital com receitas para idosos

64
0

Vitamina de frutas, água saborizada, sal de ervas e omelete assado de arroz são algumas das receitas desenvolvidas pelos alunos do curso de Nutrição do UniSALESIANO e incluídas em um e-book direcionado aos idosos e a todos que tenham interesse.

A criação do livro digital foi feita dentro da disciplina de Nutrição em Geriatria, ministrada pela docente Bruna Méris Grigoleto da Silveira, e supervisionada pela coordenadora do curso de Nutrição, Prof.ª Ariadine Pires. A apresentação de algumas receitas aconteceu no dia 27 de novembro, no UniSALESIANO. O E-book completo pode ser acessado pelo QR code.

ENVELHECIMENTO

De acordo com a docente, 33 acadêmicos do 6º termo participaram da atividade. Eles foram divididos em quatro grupos, conforme os temas: alterações na capacidade mastigatória; diminuição da sensibilidade à sede; alterações na percepção sensorial, e fatores socioeconômicos.

“Cada grupo desenvolveu três receitas pertinentes ao tema para degustação e aprovação, com o objetivo de apresentar opções de refeições que atendem possíveis alterações fisiológicas do processo de envelhecimento”, explicou.

Bruna ressalta que a situação nutricional da população geriátrica brasileira sinaliza a necessidade de buscar conhecer e compreender todas as peculiaridades que afetam o consumo alimentar do idoso. Além disso, esse tipo de atividade para o aluno é de grande importância, pois ele coloca em prática o conteúdo teórico abordado em sala de aula.

“Através da elaboração do material, nossos alunos foram expostos a situações corriqueiras no cotidiano da população idosa, o que permitiu melhor fixação do conteúdo”, concluiu.

Monique Bueno
Jornalista