Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Alunos do Curso de Medicina do Unisalesiano vivenciam aulas práticas em UBSs, Pronto Socorro e Santa Casa

Alunos do Curso de Medicina do Unisalesiano vivenciam aulas práticas em UBSs, Pronto Socorro e Santa Casa

15 de fevereiro de 2021

As Unidades Públicas de Saúde de Araçatuba passaram a ter a presença dos acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO com o objetivo de enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula. Ao mesmo tempo, quem ganha são os pacientes, pois recebem olhares atentos e cuidados por parte dos alunos.

As aulas práticas foram iniciadas no dia 1º de fevereiro deste ano na maioria das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Pronto Socorro Municipal e Santa Casa de Araçatuba. Alunos de todos os termos estão vivenciando a rotina de saúde no município, sempre acompanhados de tutores.

O Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, comenta que a importância desse tipo de vivência é indiscutível, pois, no ensino médico, a translação do conhecimento ocorre, fundamentalmente, com atividades práticas. “A atitude médica é o grande desafio do processo ensino-aprendizagem. E, nesse sentido, nossos acadêmicos têm atividades práticas desde a 1ª semana de curso, com desafios progressivos ao longo dos 6 anos de graduação”, explicou.

O médico Pedro Henrique Caixeta Dias, que é preceptor da disciplina de Habilidades Ambulatoriais do Curso de Medicina, enfatizou que o objetivo desse tipo de atividade é dar aos alunos a oportunidade de elaborarem um raciocínio clínico, colocando em prática todo o conhecimento que obtiveram desde o início do curso. “Eles vivenciam a realidade dos atendimentos das unidades de saúde do município. Com isso, ganham experiência e segurança”, ressaltou.

EMPOLGADOS

Por sua vez, os alunos participantes das aulas práticas se mostraram empolgados e satisfeitos com a aplicação do ensino dentro das unidades de saúde. O acadêmico do 7º termo, Tony Maronesi Bagio, disse que está sendo proveitosa a oportunidade de acompanhar a rotina em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). “Acredito que essa experiência seja de extrema valia para o aprendizado tanto profissional quanto pessoal”, afirmou.

A aluna Jéssica Buzzo, também do 7º termo, está realizada em ter a oportunidade de acompanhar e participar dos atendimentos diretamente. “Com essa experiência, estou tendo a chance de colocar em prática tudo o que estou aprendendo e ainda aprender mais. Dessa forma, adquirindo mais conhecimento, treinando para quando me formar e buscando o melhor para o paciente”, comentou.

Por fim, o acadêmico Rodrigo Cano, do 7º termo, destacou que, dentro de uma UBS, é possível criar vínculo com os pacientes e a comunidade. “Além disso, é gratificante as equipes de saúde nos receberem de braços abertos para essa oportunidade. Em síntese, é hora de colocar a mão na massa e se preparar para o internato”, concluiu.

Monique Bueno – jornalista Unisalesiano

 

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS