Início Instituição de Ensino Superior Alunos do Curso de Medicina do Unisalesiano vivenciam aulas práticas em UBSs,...

Alunos do Curso de Medicina do Unisalesiano vivenciam aulas práticas em UBSs, Pronto Socorro e Santa Casa

37
0

As Unidades Públicas de Saúde de Araçatuba passaram a ter a presença dos acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO com o objetivo de enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula. Ao mesmo tempo, quem ganha são os pacientes, pois recebem olhares atentos e cuidados por parte dos alunos.

As aulas práticas foram iniciadas no dia 1º de fevereiro deste ano na maioria das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Pronto Socorro Municipal e Santa Casa de Araçatuba. Alunos de todos os termos estão vivenciando a rotina de saúde no município, sempre acompanhados de tutores.

O Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, comenta que a importância desse tipo de vivência é indiscutível, pois, no ensino médico, a translação do conhecimento ocorre, fundamentalmente, com atividades práticas. “A atitude médica é o grande desafio do processo ensino-aprendizagem. E, nesse sentido, nossos acadêmicos têm atividades práticas desde a 1ª semana de curso, com desafios progressivos ao longo dos 6 anos de graduação”, explicou.

O médico Pedro Henrique Caixeta Dias, que é preceptor da disciplina de Habilidades Ambulatoriais do Curso de Medicina, enfatizou que o objetivo desse tipo de atividade é dar aos alunos a oportunidade de elaborarem um raciocínio clínico, colocando em prática todo o conhecimento que obtiveram desde o início do curso. “Eles vivenciam a realidade dos atendimentos das unidades de saúde do município. Com isso, ganham experiência e segurança”, ressaltou.

EMPOLGADOS

Por sua vez, os alunos participantes das aulas práticas se mostraram empolgados e satisfeitos com a aplicação do ensino dentro das unidades de saúde. O acadêmico do 7º termo, Tony Maronesi Bagio, disse que está sendo proveitosa a oportunidade de acompanhar a rotina em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). “Acredito que essa experiência seja de extrema valia para o aprendizado tanto profissional quanto pessoal”, afirmou.

A aluna Jéssica Buzzo, também do 7º termo, está realizada em ter a oportunidade de acompanhar e participar dos atendimentos diretamente. “Com essa experiência, estou tendo a chance de colocar em prática tudo o que estou aprendendo e ainda aprender mais. Dessa forma, adquirindo mais conhecimento, treinando para quando me formar e buscando o melhor para o paciente”, comentou.

Por fim, o acadêmico Rodrigo Cano, do 7º termo, destacou que, dentro de uma UBS, é possível criar vínculo com os pacientes e a comunidade. “Além disso, é gratificante as equipes de saúde nos receberem de braços abertos para essa oportunidade. Em síntese, é hora de colocar a mão na massa e se preparar para o internato”, concluiu.

Monique Bueno – jornalista Unisalesiano