Início Comunicação Social Alunos do CSSG revivem a semana de arte moderna de 1922

Alunos do CSSG revivem a semana de arte moderna de 1922

79
0

Neste ano foi lembrado o aniversário de 100 anos da Semana de Arte moderna. Para lembrar o evento que marcou a história da literatura e arte no Brasil, os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano São Gonçalo reviveram o evento através de um projeto que teve o objetivo de levar os alunos a conhecerem a importância da Semana de Arte Moderna, bem como o legado deixado pelos participantes.

Os alunos confeccionaram algumas obras de arte como forma de releitura das obras exibidas há 100 anos. Entre elas estiveram O homem amarelo (Anita Malfatti), Abaporu (Tarsila do Amaral), a Chinesa (Anita Malfatti), o Farol (Tarsila) Menino Napolitano (Anita Malfatti), A tropical (Anita Malfatti), (Retrato da Anita), São Paulo (Tarsila do Amaral), O batizado de Macunaíma (Tarsila do Amaral), A cuca (Tarsila do Amaral).

Na parte da literatura, foram feitas releituras de poemas, em declamações apresentadas por alguns alunos. Eles se caracterizaram com vestimentas da época para que ficassem o mais próximo do real de acordo com os anos 1920.

Outra citação feita no projeto realizado pelos alunos foi o aniversário de 100 anos de rádio e presença ilustre de D. Pedro I e D. Leopoldina para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil.

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras, pintura e escultura e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

No Colégio São Gonçalo, o Professor Paulo César, de Matemática, representou o presidente da Semana de Arte Moderna (Graça Aranha), e fez a abertura do evento na sexta-feira (25/11).

Ao final, foi oferecido um coquetel aos visitantes.