Início Comunicação Social Alunos do CSDB Três Lagoas contam a história dos 106 anos da...

Alunos do CSDB Três Lagoas contam a história dos 106 anos da cidade

94
0

Para comemorar o aniversário da cidade de Três Lagoas (MS), que completa 106 anos de fundação nesta terça-feira (15/06), os alunos da educação Infantil, ensino fundamental – anos inicias e professores do Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas realizaram o projeto “Navegando na História”. Mais de 200 crianças e adolescentes participaram da proposta utilizando materiais recicláveis para contar a história e as particularidades do município, tais como sua flora, fauna, relevo, indústria e o perfil econômico.

A ideia do projeto surgiu da observação de que muitos dos alunos, com suas famílias e também colaboradores da escola vieram de outros pontos do Estado e do País e, por isso, desconheciam a história da cidade. A intenção foi apresentar a todos a história e um perfil geral do município em que vivem.

A atividade conquistou não só aos pais que vieram prestigiar a exposição, mas também aos próprios alunos que se encantaram com as descobertas durante a pesquisa. É o caso do João Júlio, de 9 anos, que estudou o comportamento dos animais que vivem no ambiente da Lagoa Maior, uma das atrações turísticas de Três Lagoas. “Eu pesquisei sobre os jacarés que vivem na lagoa e descobri que eles não conseguem colocar a língua para fora da boca”, afirma o estudante.

Tudo foi exposto com muito cuidado no pátio do colégio para ter grande visibilidade. As três lagoas que dão nome ao município foram recriadas em papel, lona, madeira, plástico e outros materiais reciclados para se transformarem em representações da flora e da fauna três-lagoense. Também foram apresentadas as indústrias que hoje são o principal motor econômico do município e que são o motivo de tantas famílias terem vindo morar na cidade. Para o diretor do colégio, o irmão salesiano Rafael Stivanelli, a migração de pessoas para Três Lagoas é também uma riqueza histórica retratada no projeto. “Muitos dos nossos alunos também não são daqui. Por isso, um dos objetivos deste projeto é enraizar um pouco da cultura da cidade na vida de cada aluno com suas famílias também”, afirmou.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02