Início Comunicação Social Alunos do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participam de Formatura do Proerd

Alunos do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participam de Formatura do Proerd

81
0

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participaram da Formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O evento aconteceu na noite do dia 5 de maio, na capela do Colégio e contou com a presença de familiares dos formandos.

O programa, pautado na valorização da vida e na prevenção contra as drogas (lícitas e ilícitas), só é possível ser promovido graças a parcerias entre a Polícia Militar e as escolas interessadas no assunto.

No caso do Colégio Salesiano, o conteúdo foi aplicado por um grupo de profissionais competentes: Diretor-Geral do Colégio Salesiano, Pe. Erondi Tamandaré, SDB; a Diretora Pedagógica do Colégio, Liliana Aparecida Cora; o Coordenador Pedagógico do Colégio, Franco Garcia; as professoras das turmas do 5º ano, Fernanda Pagliusi (manhã) e Symone Pimentel (tarde); e os representante da Polícia Militar, Cb PM Lucinéia Martins Ribeiro e o Cb PM Ailton Piazza de Souza.

HISTÓRIA — O Proerd é uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, hoje, é adotado em todo o país, nos seguintes ensinos: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 5º e 7º anos do Ensino Fundamental; e para pais e responsáveis.

CURSO — Trata-se de um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados, com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência na sala de aula da escola.

São abordados temas, como: Compreendendo os efeitos das Drogas; Maneiras de dizer não às Drogas; Formando a AutoEstima; Ser Seguro – “Um Estilo de Resposta”; Reduzindo a Violência; entre outros.

 

Monique Bueno

Analista de Comunicação – Unisalesiano