Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Alunos do Colégio Dom Bosco fazem peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Alunos do Colégio Dom Bosco fazem peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

28 de junho de 2022


O título da reportagem remete a uma viagem. Mas foi algo mais simples, uma vez que o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande (MS) fica a pouco mais de 1000 metros de distância do Colégio Salesiano Dom Bosco. No entanto, a atividade realizada nesta terça-feira (28/06) por cerca de 70 alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco não pode ser caracterizada de outra maneira que não seja uma peregrinação.

Logo no início da manhã, os alunos ligados às atividades da Pastoral do Colégio se reuniram em uma das quadras do colégio para as orientações finais. Depois, uma breve oração e a saída, a pé pelas ruas de Campo Grande.

O ritmo da caminhada foi descontraído, de alegria contida, sem os arroubos comuns dos passeios ao ar livre. O grupo uniformizado chamava a atenção das pessoas nas calçadas. “Aonde vão esses estudantes? – perguntou uma senhora a um dos educadores na descida da Avenida Mato Grosso. “Vamos à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, foi a resposta. A senhora pareceu não ter compreendido a resposta, mas ficou admirando os jovens passarem.

O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande completa, neste ano, 80 anos de sua construção. A Igreja ganhou o título de Santuário em 1999. A Lei n° 210/2017 instituiu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul e acrescentou o dia 27 de junho como data festiva de honras, no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A data não é de feriado estadual, mas é uma referência para toda a população. Dados da Arquidiocese de Campo Grande revelam que o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, é o que mais realiza novenas no mundo inteiro: são 18 todas as quartas-feiras, atraindo 25 mil pessoas por dia. Em Mato Grosso do Sul, a santa também é padroeira de cinco municípios: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

A missa desta terça-feira foi presidida pelo missionário redentorista, P. Rodrigo Augusto de Souza. Ele lembra que 2022 é um ano jubilar na nossa arquidiocese. “Nós estamos comemorando 100 anos das novenas perpétuas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que começaram lá nos EUA, em Saint Louis, então este ano de 2022 é um ano jubilar. Por isso, graças ao pedido do arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, nós recebemos indulgência plenária neste ano jubilar. Então todo devoto ou devota que peregrinar ao Santuário receberá essa indulgência, que é o perdão dos pecados a quem vir participar da Eucaristia e fazer um ato de penitência”, lembrou o sacerdote.

Dentro das atividades previstas para comemorar o ano jubilar, o reitor do Santuário, P. Reginaldo Padilha, convidou as escolas católicas da cidade para participarem das celebrações. “Dentro da programação deste ano, resolvemos chamar as escolas católicas para participar e celebrar conosco este momento tão especial, uma vez que elas fazem parte da instrução do povo sul-mato-grossense. É impossível falarmos de educação em nosso Estado sem mencionar os salesianos de Dom Bosco e todo o método educacional. Ficamos honrados com a presença dos alunos do Colégio Dom Bosco hoje, e rogamos a Deus, pela intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro, que ela abençoe a todos hoje e sempre”, declarou o reitor do Santuário.

Na última sexta-feira (24/06), o diretor do Colégio Dom Bosco, P. Marcelo Fujimura presidiu a missa no Santuário que foi organizada para os educadores das escolas católicas de Campo Grande. Nesta semana, os alunos são os convidados. Hoje o P. Marcelo Fujimura, diretor, e o P. Luigi Favero, diretor administrativo, concelebraram a missa para os alunos. Para o diretor salesiano, a atividade reforça a identidade católica dessas escolas. “O Colégio Dom Bosco, com a Pastoral, participou do ano jubilar dos 100 anos da novena, da instituição da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no mundo, e os 80 anos do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Campo Grande como modo de apresentar aos seus alunos – da pastoral, especialmente – a Igreja como um todo, além daquilo que já se realiza dentro do Colégio Dom Bosco como movimento de Igreja, movimento de Pastoral Salesiano. E para nós é um motivo de alegria estarmos unidos com a nossa arquidiocese e com os irmãos redentoristas nessa comemoração”, declarou o diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco.

Os alunos que participaram da peregrinação ficaram muito satisfeitos. Mariana Onório, 17 anos, aluna do 3° ano revela que frequentava as novenas, às quartas-feiras. Mesmo já conhecendo o local, aprovou a experiência da caminhada até lá.  “Não estou acostumada a fazer isso, mas eu achei o movimento muito legal, eu achei que uniu muito a gente também e foi uma coisa diferente, que a gente não está acostumado a ver, eu achei sensacional”, reconheceu a jovem.

Outro aluno que aprovou a experiência foi João Paulo Chanfrin, de 16 anos. Ele é aluno do 2° Ano do Ensino Médio e afirma que frequentava a novena das quartas-feiras com os pais. Mesmo assim, considera importante ter esse tipo de atividade na escola. “Acho que essa parte de evangelização dos jovens deve se tornar mais comum porque às vezes, tem jovens que não têm o costume de vir à igreja, não têm um contato com Jesus, eu acho que isso é muito bom”, afirmou o estudante.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS