Início Comunicação Social Alunos de Medicina do UNISALESIANO iniciam atividades na Santa Casa

Alunos de Medicina do UNISALESIANO iniciam atividades na Santa Casa

40
0

Durante as próximas terças-feiras do ano, os acadêmicos terão contato com o ambiente hospitalar.

Quem escolhe ser médico precisa passar por várias etapas em sua formação. Salvar vidas e viver uma rotina de desafios requer muito preparo e dedicação dos estudantes de medicina.

Todo esse processo já está sendo colocado em prática pela primeira turma de Medicina do UniSALESIANO, que além da metodologia inovadora implantada pela Instituição, dá a possibilidade de os alunos conviverem e buscarem experiência dentro do ambiente hospitalar.

Na manhã do último dia 12, os acadêmicos iniciaram atividades supervisionadas na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.

Cerca de 33 alunos foram recepcionados pelo Reitor, Pe. Luigi Favero, pelo Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Profº. André Ornellas, professores da Instituição e membros da provedoria da Santa Casa.

Em seu discurso, Pe. Luigi acolheu os presentes e disse estar realizando mais uma etapa importante para a Instituição.

 “Hoje, vivemos um momento histórico e bonito. A primeira turma de Medicina do UniSALESIANO iniciando mais uma etapa de seu aprendizado no hospital da Santa Casa de Araçatuba. Estou muito feliz em ver jovens estudantes que querem fazer a diferença na vida das pessoas, buscando um maior aprendizado para salvar vidas, enalteceu o Reitor.

O Vice-Reitor, Profº. André Ornellas, disse estar muito feliz com a concretização de mais um sonho.  Para ele, o contato dos alunos com o ambiente hospitalar já no segundo ano é muito importante para o desenvolvimento na profissão.

“Esta é uma etapa essencial e muito importante, principalmente pela metodologia ativa aplicada no curso do UniSALESIANO, onde a estratégia de aprendizado está alinhada com a prática e teoria”, disse.

O provedor, Claudionor Aguiar Teixeira, que integra o grupo da Santa Casa desde a década de 1970, deu as boas-vindas aos alunos e disse ser uma imensa satisfação recebê-los.

 “Sejam bem-vindos, saibam que o aprendizado é tudo e sem ele não fazemos nada. Por isso, dediquem-se aos estudos”, destacou.

Antes do início das atividades, os alunos posaram ao lado do Reitor e demais autoridades para a foto oficial nas escadas da Santa Casa.

Contato com pacientes

A turma de Medicina do UniSALESIANO foi dividida em dois grupos, um com 33 e outro com 32 alunos. Durante as próximas terças-feiras do ano, esses grupos passarão a acompanhar atendimentos dentro da Santa Casa da cidade.

Os acadêmicos estarão acompanhados pelo professor e coordenador do IESC (Interação Ensino em Saúde na Comunidade), doutor Ângelo Jacomossi, e pelos docentes responsáveis pelas práticas de habilidades médicas, Dr. Rafael Saad e Dra. Mariana Sato.

Segundo Jacomossi, este é o primeiro contato dos alunos com o ambiente hospitalar. Será o momento de conhecerem o local, suas alas e funções, além de receberem orientações sobre as regras de trabalho profissional neste meio.

“Inicialmente os acadêmicos irão treinar a entrevista médica de pacientes  ̶  Anamnese, voltada à pacientes que estejam internados”, salientou.

Ainda, segundo Jacomossi, os estudantes irão receber orientações sobre o comportamento ético de atendimento a pacientes, “consequentemente adquirindo mais conhecimento técnico”, disse.

O coordenador do curso de Medicina, doutor Antônio Henrique Poletto, destaca que todo aluno necessita de uma grande carga horária de atividades práticas.

“Hoje, eles iniciaram mais uma importante etapa da jornada de um futuro médico. Estarão em contato direto com pacientes de um complexo hospitalar que realiza em média 450 mil atendimentos”, destacou.

Para ele, a Santa Casa de Araçatuba, com sua infraestrutura de aproximadamente 400 leitos, sede de uma região de 41 municípios “tem um potencial enorme de se tornar um hospital escola de altíssimo nível, e que certamente contribuirá muito na formação dos médicos salesianos”, concluiu.    

Rosiane Cerverizo