Início Comunicação Social Abraço simboliza gratidão à obra fundada pelo padre Ernesto Saksida

Abraço simboliza gratidão à obra fundada pelo padre Ernesto Saksida

48
0

Um abraço simbólico na Cidade Dom Bosco deu início nesta sexta-feira (13) às  homenagens aos dois anos de falecimento do padre Ernesto Sassida, fundador da maior obra social de Corumbá. Aproximadamente 1.500 pessoas entre alunos, funcionários e colaboradores participaram do ato, que também contou com a presença do prefeito Paulo Duarte.

“Logo cedo, o sino foi badalado três vezes e depois, todas as pessoas envolvidas em algum trabalho na Cidade Dom Bosco se reuniram para dar o abraço simbólico. Estão previstas nesta sexta-feira, duas missas à noite, uma no Santuário e outra na Paróquia São João Bosco, que terá a participação dos alunos do noturno. À tarde, estaremos realizando uma atividade com as crianças e uma oração em intenção ao padre Ernesto”, disse Lindivalda Gonçalves dos Santos, coordenadora da Cidade Dom Bosco.

Para a diretora da escola, Maria Clarice Servion, o objetivo de todos aqueles que fazem parte da Cidade Dom Bosco, é fazer perpetuar a obra de seu fundador. “Nós, enquanto ex-alunos e professores, acreditamos sempre no salesiano e fundador que ele foi desta casa. Tudo que fazemos, é no intuito de perpetuar as coisas boas da obra, no que a gente acredita, no amor, razão e religião que o padre Ernesto representa para a casa. Esse abraço simboliza que a obra está viva e que perpetua com o seu fundador, mesmo sem a presença física, porque sabemos que foi um missionário do amor que passou por aqui, e esse amor continua existindo na casa”, explicou.

Para o diretor da Cidade Dom Bosco, Slawomir Bronakowsk, conhecido como padre Waldomiro, o maior ato de gratidão é a continuidade da obra de Dom Bosco e do padre Ernesto. “Uma das palavras de maior beleza e encanto no vocabulário humano é a gratidão, ou seja, ser agradecido, em primeiro lugar a Deus, depois às pessoas, e hoje estamos evidenciando a figura histórica nesta cidade, padre Ernesto Sassida. Nossa gratidão à ele pela dedicação, pelo exemplo, testemunho, era um homem de ação, inovador na época para poder fundar a Cidade Dom Bosco. Esse abraço que acabamos de fazer, simboliza que estamos abraçando este grande projeto, de Dom Bosco e padre Ernesto, continuando com a obra pedagógica e educativa que a cidade Dom Bosco desenvolve”, disse padre Waldomiro ao Diário Corumbaense.

Os alunos Luís Cláudio Gonçalves e Ana Carolina Ferreira, de 14 e 15 anos respectivamente, estudantes do 1º ano do Ensino Médio, falaram sobre a importância do padre Ernesto e a falta que ele faz. Disseram também que o abraço na opinião deles, simboliza uma forma de agradecimento por tudo que ele fez para os estudantes e todos aqueles que foram beneficiados pela obra de seu fundador.

O prefeito Paulo Duarte, que é ex-aluno salesiano, lembrou da importância do padre Ernesto e afirmou que através de sua obra estará imortalizado. Lembrou também, que em 2015, é o bicentenário do aniversário de Dom Bosco, e ainda anunciou, que em comemoração haverá um show, em agosto, da banda Rosa de Saron.

O salesiano

Nascido na Eslovênia, padre Ernesto Sassida, foi o fundador da maior obra social existente em Corumbá: a Cidade Dom Bosco, que abriga projetos como escola; o centro profissional; projeto Criança e Adolescente Feliz e programas de Assistência Social, como o Sino da Caridade e o Adoção a Distância. A instituição foi fundada pelo salesiano em 03 de abril de 1961. Padre Ernesto morreu em 13 de março de 2013, aos 93 anos.

Diário Corumbaense