Início Comunicação Social Abertura do Ano acadêmico da UPS no Ano do Bicentenário

Abertura do Ano acadêmico da UPS no Ano do Bicentenário

45
0

O Reitor-Mor, Pe Ángel Fernández Artime, inaugurou hoje, 23 de outubro, o Ano Acadêmico da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), na qualidade de Grão-Chanceler da Instituição.

A abertura teve início às 9h30, na Igreja Paroquial Santa Maria da Esperança, adjacente à sede da Universidade, onde o Reitor-Mor presidiu a solene Eucaristia do Espírito Santo, com a animação litúrgica dos Alunos e do Coro Universitário. O segundo momento terá início  às 11h15 com o Ato Acadêmico, na Aula Paulo VI, da UPS.

Após a apresentação do Relatório pelo Reitor Magnífico, Prof. P. Carlo Nanni, será aberta a Aula Inaugural a cargo da Profra. Chiara Giaccardi e do Prof. Mauro Magatti, Docentes da Universidade Católica Sagrado Coração, de Milão. Segue a entrega da Medalha aos Professores eméritos, a premiação dos alunos que se distinguiram por excelência de rendimento acadêmico e, por fim, a declaração de abertura do Ano Acadêmico 2014/2015, feita pelo Grão-Chanceler da Universidade.

O tema da prolusão proposta pelos Professores Giaccardi e Magatti, casados e colegas de ensino, tem por título “A realidade supera a ideia. Alianças intergeracionais e Educação hoje”.

A solene Abertura deste ano ocorre no 75° Aniversário de Fundação da UPS e se realiza num contexto especialmente significativo para a Congregação e a FS, que celebram os 200 Anos de Nascimento do seu Fundador, São João Bosco. A UPS, como expressão da missão educativa em nível universitário do carisma de Dom Bosco, celebra o Santo dos Jovens, não só com a participação nos momentos programados pela Congregação Salesiana (momentos que preveem a sua presença em momentos especialmente significativos) mas também com a organização de um Congresso Internacional de Pedagogia salesiana, intitulado “Com Dom Bosco, Educadores dos Jovens do nosso tempo”, a realizar-se de 19 a 21 de março de 2015, no ‘Salesianum’, à Via della Pisana, em Roma; e com a participação no Congresso Histórico do próximo mês de novembro (19-23 de novembro).