Início Instituição de Ensino Superior Abertura do 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação do UniSALESIANO é...

Abertura do 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação do UniSALESIANO é vista por mais de 5 mil pessoas

42
0

Mais de 5 mil pessoas já visualizaram a abertura solene do 1º C.I.T.E (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação) do UniSALESIANO, que aconteceu na noite do dia 13 de outubro, pelo site congresso.unisalesiano.com.br. O evento vai até amanhã, dia 15 de outubro, e as inscrições estão sendo feitas também pelo site.

A solenidade de abertura do Congresso foi transmitida do auditório Papa Francisco, no UniSALESIANO, e contou com a presença da Reitoria e coordenadores dos cursos. O evento teve início com mensagens por vídeo enviadas pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, que vive em Roma, na Itália; e pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO, Pe. Ricardo Carlos.

Em seguida, o Reitor e Diretor Geral do UniSALESIANO Lins, Pe. Paulo Fernando Vendrame, explicou o motivo da realização do congresso, que é porque as pessoas são conectadas em suas relações presenciais e também pelos meios virtuais, e que a pandemia acelerou o acesso e o uso da tecnologia no ambiente educativo.

“Esse Congresso veio nos ajudar a compreender que o mundo virtual é uma extensão do nosso cotidiano, do nosso dia a dia. Conforme dizia Dom Bosco (fundados dos salesianos), educação é questão de coração. Então, nos permitamos, nesses dias, sermos ainda mais apaixonados pela Educação”, disse.

REALIDADE

Por sua vez, o Vice-Reitor e Diretor Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, explicou que a tecnologia, nos tempos atuais, é uma forma de pensar a realidade, de educar; um meio pelo qual pode-se desenvolver a ciência. “Na história da humanidade, o homem e a mulher criam técnicas para viver melhor. A palavra tecnologia vem de técnica. E, com certeza, o ser humano continua desenvolvendo técnicas para que possamos viver melhor e também educar toda a sociedade”, completou.

A abertura solene teve ainda a participação do Coordenador Geral das IUS (Instituições Salesianas de Educação Superior), Pe. Oscar Lozano, que enviou mensagem por vídeo. Logo depois, o Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Jácomo, realizou um momento de oração e espiritualidade junto aos participantes. “Nosso projeto educativo precisa trabalhar todas as dimensões da vida humana, não podemos deixar de lado a dimensão espiritual da nossa realidade educativa. A educação é coisa da fé e do coração”, salientou.

Após a oração, o Coordenador de Marketing e Comunicação do UniSALESIANO Araçatuba, Prof. Maikon Malaquias, e o Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO Lins. Prof. João Artur Izzo, foram chamados ao palco para mediarem a primeira palestra do Congresso, com o tema “Empreender Digital”.

O palestrante, Pierre Mantovani, que é uma celebridade dos novos tempos tecnológicos e responsável pelos maiores eventos geeks do país, pontuou sua jornada profissional, com apresentação de vídeos impactantes sobre os eventos promovidos pela Omelete Company, principal conglomerado de cultura pop da América Latina, que tem Pierre como sócio-fundador e CEO.

Durante a palestra, Pierre destacou que o objetivo de seu trabalho é melhorar a vida das pessoas através do entretenimento. “O nosso grande foco era sim fazer uma experiência épica, algo de qualidade, mas vimos que tínhamos um poder muito maior nas mãos, o de impactar positivamente a vida das pessoas. E, tudo que fazemos hoje, tem esse viés”, disse.

Para Pierre, o que define a nova juventude, é uma liberdade sem obrigação, é a pessoa poder, sim, dar valor cada vez mais para experiências, do que simplesmente posse e bens materiais.

“Isso mudou muito o olhar do que era admirado por uma empresa de experiência e entretenimento, como a gente. Eu acho que as pessoas estão cada vez mais se importando em comprar experiências, memórias ou conhecimentos, que é a mesma coisa que a educação faz, e isso ninguém nunca vai poder te roubar”, completou.

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, André Ornellas, comemorou o lançamento de um evento grandioso e repercutido em nível mundial. Segundo ele, esse novo aparato tecnológico, que foi acelerado pela pandemia, deve ser usado de forma inteligente e que, intermediado por coordenadores e professores, coloca o estudante como protagonista de sua história. “O Congresso é um exemplo disso. Propõe reflexões necessárias e fundamentais para uma educação verdadeiramente empoderadora, e para quem pretende estar em constante evolução”, frisou.

PALESTRAS

Nos dias 14 e 15 de outubro, mais de 90 palestras serão exibidas através do site para quem fez a inscrição. Para quem optar em investir na certificação digital, vai obter também um NFT – “non-funglibe token” ou “token não-fungível”, em tradução livre. Trata-se de uma tecnologia que transforma qualquer mídia digital em algo único e insubstituível através de um blockchain (um tipo de protocolo de segurança), registrado no BCA – Brazyl Crypto Art.

No último dia do evento online, a palestra “Transformando Ação em Liberdade” será ministrada pelo youtuber Thiago Nigro, maior influenciador de finanças do mundo. Nigro é criador do canal do Youtube, O Primo Rico, com seus conteúdos sendo acompanhados por cerca de 15 milhões de pessoas todos os meses.

Monique Bueno
Jornalista