Início Comunicação Social A Reunião Pré-Sinodal

A Reunião Pré-Sinodal

38
0

A Reunião pré-sinodal, que se realizará em Roma de 19 a 24 de março de 2018, tem o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres sinodais, que se reunirão em Assembleia em outubro de 2018 sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, um documento em que exprimem seu ponto de vista sobre a realidade, as suas ideias, o seu sentir e as suas propostas. Nela participarão ao redor de 300 rapazes e moças, em representação dos jovens dos cinco Continentes.

No entanto, deseja-se envolver o mais possível os jovens do mundo inteiro. Através das redes sociais, até aqueles que não participarem fisicamente na Reunião pré-sinodal poderão unir-se a quantos se encontrarão em Roma. Todos estão convidados a participar na narração coletiva, bem como a fazer ouvir a própria voz, a fim de que os frutos da Reunião pré-sinodal sejam, tanto quanto possível, expressão de todo o mundo juvenil.

Neste pequeno folheto são publicados:

1) O Esquema de trabalho da Reunião pré-sinodal

2) A Carta de convite para participar no evento através das redes sociais

3) 15 #hashtags para se dar a conhecer

Mediante este instrumento:

  1. Deseja-se estar à escuta dos jovens, ativando canais de narração e de recolha considerados adequados para motivar a sua participação.
  2. Procura-se assumir os códigos e as linguagens que caraterizam a comunicação dos jovens hoje, a fim de que o diálogo com eles seja o mais claro e eficaz possível.
  3. Espera-se resolver, na medida do possível, as mal-entendidos comunicativos. Desejou-se adotar uma linguagem mais imediatamente compreensível para os jovens, a fim de facilitar a comunicação: os jovens poderão expressar-se com uma linguagem que lhes seja familiar, e a Igreja poderá transmitir a sua mensagem através de uma modalidade que possa ser melhor entendida.
  4. Tenciona-se favorecer uma mediação capaz de ir ao encontro das inevitáveis diversidades culturais. Bem sabemos que não é a mesma coisa nascer e crescer na África, ou na América do Norte; na Europa, ou na Austrália. Portanto, envidaram-se esforços a fim de encontrar um método que possa reconhecer também as diferentes culturas e tradições do mundo.

O Esquema de trabalho

O Esquema de trabalho será o ponto de referência para os trabalhos da Reunião pré-sinodal. Ele deve ser interpretado à luz do Documento Preparatório e da Carta do Papa aos jovens, com os quais está em continuidade.

No Esquema de trabalho é possível encontrar uma boa parte das premissas que motivaram o projeto “15 #hashtags para se dar a conhecer”. “A Igreja pretende pôr-se à escuta da voz, da sensibilidade, da fé e também das dúvidas e das críticas da juventude – temos o dever de ouvir os jovens” (Papa Francisco, Catequese de 4 de outubro de 2017). Deste modo procura-se alcançar da melhor maneira o objetivo fixado no ponto 7 do Esquema de trabalho: “A publicação deste esquema, com as perguntas que deverão orientar os trabalhos da Reunião pré-sinodal, deseja ser uma forma de envolvimento de cada jovem e dos grupos juvenis do mundo inteiro, a fim de que eles possam preparar-se para oferecer a sua contribuição online durante a Reunião pré-sinodal”.

A Carta de convite

Alguns jovens convidam outros jovens para participar neste evento. O convite está destinado a todos: a quem pertence de modo mais ou menos decidido à Igreja católica ou às outras confissões religiosas e a quantos não acreditam em Deus. O Sínodo diz respeito a todos os jovens. Respondendo ao convite, as pessoas participarão no percurso que a Igreja está realizando.

A Carta é composta por quatro capítulos e estes contém os 15 #Hashtag – palavras-chave que permitirão reunir e organizar as participações nas redes sociais ativadas pela Secretaria Geral do Sínodo, – que servirão como fio condutor em vista da reflexão para a qual os jovens estão convidados. A finalidade dessa organização é de preparar as intervenções que serão enviadas durante a Reunião pré-sinodal.

A Carta é composta por quatro capítulos. Nesta carta estão contidos os 15 #Hashtag (palavras-chave que permitirão reunir e organizar as participações nas redes sociais ativadas pela Secretaria Geral do Sínodo), que servirão de fio condutor em vista da reflexão para a qual os jovens estão convidados, com a finalidade de preparar as intervenções que enviarão durante a Reunião pré-sinodal.

15 #hashtags para se dar a conhecer  

Indicações para a reflexão (pessoal ou de grupo) preliminar, em vista da participação na Reunião pré-sinodal do Jovens via web.

Os #hashtags sobre os quais refletir são os seguintes:

#QuemSouEu

#diversidades

#futuro

#VidaDigital

#interioridade

#Jesus

#creio

#chamado

#escolhas

#guia

#Igreja

#protagonista

#praça

#propostas

#linguagens

A cada #hashtag corresponderá uma ficha para ajudar no caminho de reflexão. As fichas serão publicadas em www.synod2018.va  

Através destas fichas tenciona-se promover e incentivar o aprofundamento dos conteúdos, o confronto e as intervenções dos jovens: pede-se que eles pensem um pouco nisto, dedicando-lhe um pouco de tempo, curiosidade e inteligência.

As fichas poderão ser utilizadas a nível pessoal ou então em grupo (com ou sem a presença de um educador).

Durante a realização da Reunião pré-sinodal será possível participar nos trabalhos enviando o resultado da reflexão a um dos grupos linguísticos no qual é preciso inscrever-se preventivamente. Para se inscrever, é necessário visitar o site www.synod2018.va ou Facebook.com/synod2018 .

Concluindo, o Esquema de trabalho é o instrumento-base para os trabalhos durante a Reunião pré-sinodal. A Carta de convite serve de “ponte” com os jovens do mundo inteiro, convidando-os para participar no evento. Os 15 #hashtags para se dar a conhecer constituem o instrumento que deseja favorecer a interação com quantos se encontrarem em Roma. Deste modo, fazemos votos a fim de poder verdadeiramente levar os jovens do mundo inteiro a sentir-se participantes neste percurso de partilha e de escuta, que é muito querido à Igreja de hoje.