Início Instituição de Ensino Superior “A pandemia e os desafios éticos e morais” formam tema de Café...

“A pandemia e os desafios éticos e morais” formam tema de Café Filosófico no Pós-noviciado

39
0

No dia 16 de novembro de 2021, o Curatorium do Pós-noviciado de Campo Grande – MS realizou o II Café Filosófico com o tema: A pandemia e os desafios éticos e morais. O evento contou com a assessoria do P. Ronaldo Zacarias, SDB, e do Prof. P. Adriano Stevaneli e foi mediado pelo Prof. Dr. Márcio Costa.

O Café Filosófico é uma iniciativa do Pós-noviciado e obteve na organização desta segunda edição, a participação dos Salesianos Estudantes das quatro Inspetorias que compõem o Curatorium: Campo Grande, Manaus, Belo Horizonte e Recife. Todos protagonizando e animando esse momento por meio das equipes de comunicação, logística, transmissão e café, cujo com o objetivo foi incentivar o aprendizado e a interação entre os estudantes e professores de Filosofia e Teologia da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e demais instituições convidadas para o evento.

A realização do II Café Filosófico ocorreu de maneira gratuita e dispôs de duas modalidades de participação – presencial e virtual – obtendo ao todo 80 (oitenta) participantes. A abertura oficial se deu às 8h da manhã com as palavras de acolhida do P. Ademir de Oliveira Lima, diretor do Pós-noviciado. Em seguida, o P. Wagner Gama, vice-diretor e coordenador de estudos, fez a leitura da programação e deu a palavra ao P. Ronaldo Zacarias, que de forma remota proferiu sua palestra com o tema: “A pandemia e os desafios éticos e morais”, partindo de três perspectivas: a) aprender a olhar a realidade; b) aprender a olhar e a respeitar o outro e c) ser compassivo e misericordioso.

Logo após, houve um momento muito especial, mediado pelo Prof. Dr. Marcio Costa, de interação dos participantes e proximidade do P. Ronaldo Zacarias em responder a todas as dúvidas e questionamentos. Além disso, queremos destacar a fraternidade de todos, não só no sentido intelectual e formativo, mas também de proximidade interpessoal e partilha de experiências durante o café que foi servido.

O Prof. P. Adriano Stevaneli deu continuidade ao evento com a palestra: “Desafios pastorais da Igreja em tempos de Pós-pandemia”, abordando importantes aspectos para a Igreja em nível Mundial, Nacional e Regional à luz da Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II. Foi realizado, em seguida, um segundo momento de interação com os participantes, mediado pelo Prof. Dr. Márcio Costa. O evento foi encerrado às 11h40 com grande sentimento de alegria e gratidão por parte da equipe organizadora pela participação e colaboração de todos durante esse momento especial de encontro, aprendizado e partilha.