Início Comunicação Social A devoção de Dom Bosco a São José

A devoção de Dom Bosco a São José

86
0

(ANS – Roma) – Na véspera da Solenidade de São José, e no ano especial que o Papa Francisco dedicou ao Padroeiro da Igreja universal, a Família Salesiana pode recorrer a Dom Bosco para dele aprender a seguir o pai adotivo de Jesus.

Em muitos dos escritos de Dom Bosco fica claro o quanto o santo piemontês amava São José: ele o havia nomeado padroeiro do Oratório, colocara os artesãos sob sua proteção e o proclamara protetor dos exames para os estudantes.

Não só isso: de São José, Dom Bosco destaca a qualidade de ser o protetor dos moribundos. No texto do Jovem Provveduto , ele escreve: “São José, tendo a invejável sorte de morrer assistido por Jesus e Maria, é dado como Protetor dos moribundos. Durante a nossa vida, mostramos devoção a São José, para ajudá-lo no momento da morte ”( O jovem instruído , OE XXXV, 3).

Na noite de 17 de fevereiro, segundo as Memórias Biográficas , Dom Bosco disse aos seus jovens: «Amanhã começa o mês de São José e quero que todos se coloquem sob a sua proteção: se lhe rezarem de coração, ele obterá qualquer graça, espiritual e temporal, de que você possa precisar. Levantando-se de manhã, você diz: Jesus, José, Maria, eu te dou meu coração e minha alma. À noite, ao deitar: Jesus, José, Maria, ajudem-me na última agonia ”. (Memórias biográficas VII, 636).

Em 1867, Dom Bosco publicou a Vida de São José, na qual recolheu material tanto dos Evangelhos como dos escritos já em circulação sobre o Santo. O volume consta de 22 capítulos seguidos de uma breve coletânea de orações dirigidas ao Pai adotivo de Jesus, onde escreve Dom Bosco, entre outras coisas, o seguinte questionamento: «Não deveríamos crer que entre os bem-aventurados que são objeto de nosso culto religioso, São José, depois de Maria, é o mais poderoso de todos com Deus e o que mais justamente merece a nossa confiança e a nossa homenagem? ”.

Dom Bosco utilizou São José para todas as suas necessidades e instou outros a invocá-lo. Várias vezes, ao longo do ano, falou da eficácia da sua intercessão, fez com que a festa do santo padroeiro fosse celebrada no terceiro domingo depois da Páscoa.

Ficou muito feliz quando, em 8 de dezembro de 1870, há 150 anos, Pio IX o proclamou Padroeiro da Igreja Universal; e em 1871 declarou que em todas as suas casas salesianas se celebrava um dia de descanso no dia 19 de março, enquanto o Piemonte havia cancelado definitivamente essa data do número de feriados.

Nas igrejas que construiu, Dom Bosco sempre quis que fosse construído um altar a São José. Assim, de fato, os peregrinos que, seguindo as pegadas de Dom Bosco, visitam a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim e a do Sagrado Coração em Roma, podem ainda admirar dois esplêndidos quadros que o representam, sempre junto com Maria e Jesus. .

Para a tela de Turim, criada por Tommaso Lorenzone, foi o próprio Dom Bosco quem deu indicações precisas ao pintor sobre a representação. São José surge no centro, acima de uma nuvem, carregando no braço esquerdo o menino Jesus, que segura na mão um cesto cheio de rosas. O Salvador as entrega um por um a seu pai, que faz chover em agradecimento à casa de Valdocco. No movimento de intensos olhares de amor entre os três protagonistas, é claro, Maria também está envolvida, e em torno deles já se manifesta a alegria do Paraíso, com os anjos em moldura.

E na Basílica do Sagrado Coração de Roma – que inicialmente seria dedicada a São José e que foi a última grande façanha arquitetônica de Dom Bosco – o altar dedicado a São José é adornado com uma bela tela de Giuseppe Rollini, que retrata o Esposo de Maria de uma forma verdadeiramente majestosa. Neste caso, ele cumpre claramente a sua missão de padroeiro e protetor da Igreja Católica, guardando com a mão a Basílica de São Pedro, que um anjo ajoelhado lhe apresenta.

Ambas as telas, tanto a da Basílica de Maria Auxiliadora de Turim como a da Basílica do Sagrado Coração de Roma, são completadas na parte superior por um par de querubins que desenrolam uma faixa, sobre a qual é feita a mensagem para os observadores. explícito: “ Ite to Joseph ”, “Siga São José”.