Início Comunicação Social Formandos e formadores da MSMT participam de conferência com Pe. Pierluigi Cameroni

Formandos e formadores da MSMT participam de conferência com Pe. Pierluigi Cameroni

39
0

Na tarde do dia 26 de abril esteve presente na comunidade do pós-noviciado o Pe. Pierluigi Cameroni – Postulador Geral para a Causa dos Santos da Congregação Salesiana e Animador Espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).

Nessa ocasião, Pe. Cameroni se reuniu com os pós-noviços e demais formandos da Inspetoria Santos Afonso Maria de Ligório que se encontram em fases formativas dentro do território da Inspetoria. Nesse encontro, ele falou sobre o seu trabalho frente a essas duas realidades da Congregação.

O sacerdote apresentou as realidades da ADMA hoje na Europa, onde esse grupo tem se desenvolvido cada vez mais entre famílias jovens, inclusive entre universitários.

Sobre os santos da Família Salesiana, Pe. Cameroni apresentou os membros que estão em processo de reconhecimento de suas virtudes heroicas pela Igreja. Ressaltou a importância de saber reconhecer nos jovens a presença e a ação da graça de Deus em suas vidas, assim como fez Dom Bosco quando se encontrou com Domingos Sávio, e os ajudar a cultivar a união com Deus com o intuito de viver uma vida de santidade.

Segundo Pe. Cameroni, a santificação dos religiosos se inicia na vivência da vida fraterna, na qual os irmãos têm um papel fundamental para que essa santificação aconteça, em especial realizando as correções fraternas.

Ele ainda expôs os critérios que a Igreja utiliza para fazer o reconhecimento da santidade de um de seus fiéis: por virtude de uma profunda vida de união com Deus, através da vivência radical dos ideais cristãos, ou pelo Martírio, onde, em nome da fé, a pessoa doa sua vida à morte defendendo os ideais cristão. Apontou a importância da dimensão missionária da Congregação Salesiana na santificação de seus membros, nesta ênfase apresentou Padre Vendrame e o comparou a São Francisco Xavier, padroeiro universal das missões, pois esse salesiano não mediu esforços para poder pregar a mensagem da Boa Nova de Cristo, nem mesmo as distâncias geográficas e as escassas condições para o deslocamento em sua época não lhe foram impedimento para realizar sua missão.

A visita do Pe. Cameroni foi encerrada com a Celebração Eucarística, que é o centro da vida cristã e a fonte para o crente buscar forças para caminhar na via de união com Deus, levando uma vida de santidade. Estiveram presentes para a Celebração Eucarística e jantar de encerramento o Inspetor e o Conselho Inspetorial.

S Raymonn Pablo Vale dos Santos, pós-noviço


Fotos

4 5 6 2 3