Início Comunicação Social 25 de Novembro – Família Salesiana celebra o dia de Mamãe...

25 de Novembro – Família Salesiana celebra o dia de Mamãe Margarida

58
0

No dia 25 de Novembro, a Família Salesiana celebra Mamãe Margarida – mãe de São João Bosco. Margarida Occhiena foi mulher forte, clara em suas idéias e desde pequena, recebeu de sua mãe D. Domingas um ensinamento valioso: o amor ao trabalho aliado a oração, fundamentos sólidos de perfeição cristã.

Mamãe Margarida foi declarada venerável em 2006. O decreto da Congregação para as Causas dos Santos reconhecendo as virtudes heróicas de Margherita Occhiena é de 23 de outubro e foi lido solenemente durante um intenso momento de oração realizado em 15 de novembro do mesmo ano na capela da Comunidade Salesiana no Vaticano, no 150º aniversário de sua morte.

A Europa passava por várias crises econômicas, pela Revolução Francesa, pela insesatez dos desmandos de Napoleão Bonaparte como exílio do Papa Pio VII na França.Foi neste cenário que Margarida passou seus primeiros anos, foram tempos de instabilidades, dificuldades econômicas e escassez de alimentos; porem, graças aos contratempos, a jovem Margarida tornara-se uma mulher forte, decidida e corajosa.Casou-se com Francisco Bosco e com ele viveu apenas 05 anos de matrimônio, devido ao falecimento do esposo. Ficou viúva aos 29 anos, com 03 filhos para cuidar , sendo 02 naturais ; José e João e 01 enteado de nome Antônio.

Como boa observadora, percebeu e incentivou caminhada do seu filho João na Igreja e fazia de tudo para continuar seus estudos tanto no catecismo como na escola : remendava suas roupas, zelava pelos seus cadernos e livros emprestados; lustrava o crucifixo… e mais do que isto, aconselhava-o sempre.

Quando João Bosco se tornou sacerdote, disse ela ao seu filho “Meu filho, agora que você é padre, pense em ajudar os outros que não tiverem a sua sorte”. O então, padre João, criou os oratórios festivos para abrigar os jovens sem recursos e dar-lhes um ofício e assistência espiritual. Mamãe Margarida foi então, a primeira Salesiana Cooperadora destes oratórios que hoje estão espalhados pelo mundo, até o dia da sua morte em 1856.