Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      15ª Engetec do UniSALESIANO teve destaque nacional e internacional

15ª Engetec do UniSALESIANO teve destaque nacional e internacional

10 de novembro de 2020

UniSALESIANO promoveu a 15ª Engetec – Semana de Engenharia e Tecnologia – entre os dias 26 e 30 de outubro, no formato online. O evento explorou temas diferenciados que foram abordados por profissionais de destaque nacional e internacional.

A programação foi realizada pelos Coordenadores dos Cursos: Prof. Nelson Hitoshi Takiy, de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica; Prof.ª Maria Teixeira, de Engenharia da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Jogos Digitais; Prof. Giuliano Pincerato, de Engenharia Civil e Prof.ª Valéria Rocha, de Química. Todos eles contaram com apoio e parceria de acadêmicos da Instituição.

Coordenadora dos Cursos de Engenharia da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Jogos Digitais, Prof.ª Maria Teixeira, ressaltou que o objetivo do evento foi levar aos alunos as tecnologias mais atuais e as pesquisas na área tecnológica que tendem a mudar o mundo.

“Essa edição da Engetec, por ser online, conseguiu reunir profissionais que era difícil de trazer para eventos presenciais por conta das distâncias e agendas de compromissos. Por exemplo, conseguimos incluir na programação o palestrante Rafael Dubiela, que atua no mercado de Jogos Internacionais,  justamente por ser um evento virtual”, contou Maria.

Dentro do cronograma de palestras na área da tecnologia, foram abordados os temas: Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, Robótica e Automação.

Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Giuliano Pincerato, disse que o diferencial da Engetec é que os organizadores buscam sempre atrair os participantes com assuntos interessantes e palestrantes que sabem dominá-los de forma objetiva. “O Engenheiro Othon Lucas Procópio, por exemplo, falou sobre energia fotovoltaica e esse assunto rendeu mais de duas horas, por conta do interesse dos participantesem relação ao tema”, disse Pincerato.

Além da energia fotovoltaica, foram ministradas palestras sobre o Método Medina; Segurança do Trabalho; QI SAT, entre outras.

Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, citou a participação do Engenheiro Alexandre Carmo, de Portugal, que é CEO do AC Group. “Ele interagiu com nossos alunos direto de Portugal, falou do Novo Profissional 5.0 e de como surgem as novas oportunidades para o mercado de trabalho. Mostrou também um panorama das potencialidades para os formandos em Engenharia e experiências vivenciadas por profissionais de empresas multinacionais”, ressaltou.

Na área das Engenharias, a programação foi composta de temas, como: Empreendedorismo no Mundo Digital; Lubrificantes Industriais; Avanços Tecnológicos na Medição 2D, 3D e 4D; Desafios da Engenharia e as Etapas de Implantação de Novas Tecnologias, entre outros.

Por fim, a Coordenadora do Curso de Química, Prof.ª Valéria Rocha, explicou que foram abordados na Engetec temas interessantes e aplicados na área industrial. “Uma das palestras foi ministrada pela Engenheira Química Gabriela Rowe, denominada ‘Gestão e Ferramentas de Melhoria Contínua no Setor Produtivo’ e foi muito proveitosa. Além de explanar as tais ferramentas, associou-as com exemplos práticos de implantação na indústria PB Leiner Brasil, uma multinacional, onde atua como Engenheira de Processo”, afirmou.

Os alunos que participaram das palestras receberam certificados. Os interessados que quiserem assistir às palestras da 15ª Engetec, devem acessar o canal do UniSALESIANO, no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCUxNZufm0FqiPzUL3RlQ_gA/videos?view=2&live_view=503.

Monique Bueno
Jornalista

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS