Início Comunicação Social 120 anos do Colégio Salesiano Santa Teresa

120 anos do Colégio Salesiano Santa Teresa

102
0

Há 120 anos educando com amor, excelência e compromisso com Corumbá e região

            Em 04 de abril de 1899, nascia no coração do Pantanal, o Colégio Salesiano de Santa Teresa. Corumbá recebia os primeiros salesianos que chegaram à cidade, via Rio Paraguai, as aulas se iniciaram numa pequena escola, que se instalou em uma casa alugada na Rua 13 de junho sob a direção de Pe. Angelo Cavatorta, possuía algumas salas de aula, capela, dependências da cozinha e quartos dos salesianos, metade do terreno servia de pátio de recreação, com uma edificação simples abrigava apenas meninos, filhos de grandes famílias corumbaenses, o colégio começou com cerca de 112 alunos, todos do sexo masculino. Dessa turma posteriormente surgiriam futuros médicos, dentistas, advogados, políticos, engenheiros e empresários de sucesso que levariam consigo uma boa formação intelectual e os ideais de Dom Bosco de serem “bons cristãos e honestos cidadãos”, ‘slogan’ mais atual do que nunca, que viria a fazer parte da história do Colégio Salesiano de Santa Teresa.

             A eficácia do Sistema Preventivo de Dom Bosco – baseado na Razão, Religião e Amor, passou a ser confirmada pela tradição salesiana em nossa cidade de Corumbá, revelada pelo grande número de jovens que ao longo dos 120 anos fizeram e continuam a fazer parte desta História, pois é um modelo de Educação que tem passado de geração para geração com princípios morais, éticos e religiosos ensinados e inseridos por essa Pedagogia salesiana.

             A partir do início do século XX, o colégio crescia em número de alunos e na confiança e credibilidade quanto ao valor de sua Pedagogia, motivados pelos ideais de Dom Bosco, os padres também eram inovadores ao seu tempo e já pensavam no futuro dos jovens de Corumbá. Para atender ao público feminino, chegaram em 1904 as irmãs salesianas que fundaram a Escola Imaculada Conceição. Com o crescente número de estudantes cerca de 400 alunos, houve a necessidade de um novo local que pudesse abrigar os novos alunos, por volta dos anos 30, aos poucos e com muito sacrifício foi construído o novo prédio na Rua Dom Aquino Correa.

             Na década de 30 chegou a Corumbá Pe. Miguel Alagna que marcaria a história do colégio, veio da Itália, ordenou-se padre salesiano em São Paulo, e em Corumbá no Santa Teresa assumiu cargos de professor até diretor, realizou vários projetos importantes dentro da comunidade salesiana de Corumbá, entre elas a construção do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, imponente santuário construído com muito empenho e perseverança, inaugurado em 31 de janeiro de 1950. Este padre também se empenhou na construção do novo prédio do Colégio Santa Teresa nos anos de 1960, que marcou novos rumos na educação do Colégio, dois anos antes, o colégio encerrava o regime de internato, que atendia as crianças de família rural, foi nessa época que houve a primeira atuação da mulher como professora no colégio, Cláudia Castelo Branco Navarro.

            O projeto da construção do atual prédio do Santa Teresa foi concretizado em etapas, a obra ficou a cargo de José Sebastião Cândia, ex-aluno que retornou a Corumbá após concluir o curso de graduação em Arquitetura em São Paulo,   já no amplo espaço confortável de três andares, com um total de 33 salas de aula, que funcionavam nos três períodos, comportando os mais de  cinco mil alunos que viriam pela frente a partir da década de 1970. Deixou de ser particular para ser uma escola estadual conveniada com o governo, esse período de convênio se estendeu de 1973 a 1997, funcionando nos três turnos.

           Foi no ano de 1997 que o Colégio Salesiano de Santa Teresa deixou de ser escola pública conveniada e assumiu novamente o papel de colégio particular. O colégio nunca deixou de aplicar a sua pedagogia salesiana que embora seja antiga e tradicional, busca sempre estar atenta às mudanças e novas exigências da sociedade e do mercado de trabalho.

          As transformações do mundo moderno exigiram dos próximos diretores salesianos e gestores leigos, ações e inovações de seus espaços, e a busca contínua pela qualidade de ensino, para isso investiu-se muito ao longo desses últimos dez anos, na sua estrutura educacional que vão desde as mudanças e inovações dos espaços físicos, dos recursos tecnológicos, investimentos na área de lazer das crianças através do parquinho, até a renovação de seus materiais didáticos digitais que proporcionam ao aluno um estudo mais completo, seguro e envolvente. Possui um Sistema de ensino da EDEBÊ/RSE inovador, através de atividades interativas dinâmicas e da Plataforma EDEBÊ EDUCAÇÃO que prepara os seus alunos para um melhor desenvolvimento intelectual e tendo como base os valores da pedagogia salesiana, que levam à construção do conhecimento, além disso, os educadores possuem formações contínuas através do Centro Salesiano de Formação que promove estudos, atualizações e aborda discussões de temáticas que vão ao encontro da Formação profissional e salesiana, atendendo as necessidades atuais dos alunos.

A educação salesiana é uma nação em pastoral – carisma salesiano

            A Educação do Colégio Santa Teresa é uma educação de valor e que vale a pena investir, pois vale para a vida toda! O Colégio salesiano de Santa Teresa é tradição em Educação na cidade de Corumbá e sempre possuiu a sua identidade carismática, presente na figura dos padres e leigos que assumiram essa grande obra e missão por 120 anos na Arte de Educar com Amor.

           A ação Pastoral faz parte integrante do processo educativo do colégio salesiano, e é este o seu diferencial, mesmo com as distorções de valores que acometem a sociedade atual, a educação salesiana em Pastoral enfrenta grandes desafios, porque não educa apenas para o conhecimento intelectual, mas também para a vida.

          As atividades escolares diárias têm sentido para a vida, pois são promovidas através de um trabalho em Pastoral, desde a acolhida no momento da oração, até os corredores, pátios e quadras esportivas num processo contínuo de Formação humana e cristã. O Santa Teresa sempre se posicionou como uma escola cristã católica e que oferece oportunidades de encontros, retiros, celebrações, eventos onde se manifestam a fé cristã, o amor a Deus, a veneração aos santos e de modo especial à adoração por Nossa Senhora Auxiliadora. Apesar de ser uma escola católica, ela respeita todas as diferenças de religiões e crenças, e busca sempre promover a socialização, o respeito, a igualdade e a interação entre seus alunos, criando um clima saudável e acolhedor para todos.

          Dentro de sua proposta de formação integral, as atividades de Pastoral colaboram para o desenvolvimento pessoal e humano das crianças e jovens, sejam através de eventos religiosos, até os eventos culturais, solidários e esportivos que valorizam o que o aluno traz na sua essência, fazendo-os com que sejam mais participativos e atuantes, que se socializem através de relações saudáveis, auxiliando-os num desenvolvimento pessoal pleno para enfrentar e confrontar os futuros embates da vida adulta.

Pedagogia do amor

      Educação é coisa do coração, dizia Dom Bosco. O Colégio Santa Teresa, em 120 anos de compromisso com a educação de crianças e jovens desta cidade e região, acredita firmemente neste lema do maior educador cristão dos jovens. Para amar e educar, um colégio precisa de uma base sólida de princípios humanos e cristãos. Para educar com amor, um colégio precisa de educadores que acreditam nestes valores e que sabem colocá-los em prática no ambiente educativo. Educar e amar são missões naturais da Pedagogia salesiana, são ações de muito empenho e dedicação, e que envolvem muito entusiasmo diante da vida e da vocação do ato de Educar.

Os educadores do Santa Teresa se empenham diariamente, para que, da entrada do colégio até à sala de aula, os seus alunos se sintam acolhidos e amados. Que do laboratório à quadra de esportes, eles saibam que os educadores estão ao lado deles como amigos conselheiros. Que do auditório à Igreja, eles sintam que Deus os ama e que somos chamados a respeitar e colaborar para o aprendizado e para o crescimento de todos eles, através de um olhar atento e disciplinador. Em todas as fases da vida escolar, os educadores e religiosos caminham juntos, dando-lhes o apoio humano e espiritual para o fortalecimento e amadurecimento do nosso bom cristão e do nosso honesto cidadão.

      No Colégio Santa Teresa, educar é uma questão de amor e não somente uma transmissão de conhecimentos.  Educar é um compromisso com a vida e a história de cada estudante. Educar é uma experiência de relacionamento de valores entre o educando e o educador. Educar é criar laços profundos de amizade. Educar e ter o olhar atento e compreender as necessidades atuais de nossas crianças e jovens. Educar é desenvolver a capacidade de crescer, amadurecer e fazer escolhas significativas na vida. Educar é incentivar à curiosidade e à disciplina científica, em busca de respostas para a existência, para o bem do outro e da humanidade.

Educação que vale para todos do Santa Teresa, sem exclusão. É pensando na força do amor e em uma Educação Inclusiva, que a escola tem se preocupado cada vez mais com os alunos que apresentam Necessidades Especiais, pois acredita que todos os jovens e crianças são capazes de aprender em seu devido tempo, conforme a maturidade de cada um. Para isso os educadores estão atentos e cada vez mais sensibilizados aos casos que exigem uma atenção especial e diferenciada, dando condições a que os alunos se desenvolvam com qualidade, responsabilidade e independência.

O Santa Teresa é um colégio que investe na qualidade de ensino e em suas estruturas físicas. O colégio sempre investe no melhor para os seus alunos, para que eles possam ter um ambiente moderno, tecnológico e saudável para estudar, aprender e também conviver. Trabalha-se com dedicação para oferecer aulas de qualidade, ministradas por professores competentes e compromissados com a educação salesiana. A escola investe em seu material didático digital através de seu sistema de ensino EDEBÊ/RSE através das atividades interativas digitais e da Plataforma de Educação, sendo um diferencial na cidade. Todos os anos o colégio busca fortalecer a formação dos professores, de forma que possam atualizar-se e atender com eficiência a todos os seus alunos conforme as suas necessidades, além de preparar os seus alunos para a vida, também os leva ao conhecimento intelectual, preparando-os para o ENEM, vestibulares, rumo à Universidade. O colégio oferece condições de o aluno se preparar para a vida e para o futuro, proporcionando não só momentos de estudo e trabalho, como também momentos culturais, esportivos e religiosos.

      O Santa Teresa é um colégio que educa e acredita na força do amor, no potencial e criatividade dos seus alunos. Busca explorar não só o potencial dos alunos através das competências e habilidades, da exploração da criatividade, como também promove a socialização, a formação cidadã e cristã, fornecendo uma formação integral para seus alunos. Acredita fielmente que para ser um bom educador, é preciso ter amor e vocação, é necessário carisma e empatia com os seus alunos numa relação humana de confiança e respeito.

       Caminhamos à frente na importante missão e visão de ampliar e crescer em Rede com o projeto da Rede Salesiana de Escolas que, fundamentada nos valores salesianos, tornou-se a maior Rede de Escolas Católicas do Brasil. Compõe-se atualmente de 116 escolas no Brasil, com mais de 90 mil alunos e 5 mil educadores, tornando-se referência de qualidade para o ensino privado. Mais do que um sistema de ensino, a Rede Salesiana Brasil trabalha com o projeto educativo-pastoral a fim de preparar para a vida e para a sociedade. Para aqueles que ainda apostam numa Educação salesiana, vale à pena Crescer em Rede!

      Polo de Corumbá – Presença Salesiana está presente ativamente em nossa cidade, é através da CEPS (Comunidade Educativa Pastoral Salesiana), que a missão salesiana une forças e trabalho em prol das crianças e jovens de Corumbá e região. O polo surgiu em 2014 como forma de fortalecer as obras e missões em nossa cidade, a fim de reforçar os valores da Pedagogia salesiana nas diferentes instituições educativas ou projetos salesianos. A comunidade educativa salesiana é formada pelos líderes leigos, colaboradores e Padres, bem como por coordenadores e diretores que estão à frente desse trabalho de amor, dedicação e solidariedade nas diferentes casas salesianas.

A escola e educação que queremos para os nossos filhos

O Santa Teresa acredita que é educando para a vida e para a formação do conhecimento intelectual que fortaleceremos a base dos valores da Educação.

Considerando a configuração da sociedade atual, percebe-se que existem problemas que se apresentam como desafios a serem superados pela educação. O entendimento da pluralidade cultural e social, do avanço da técnica e do envolvimento econômico, se faz mister para o entendimento do tipo de cidadão que a escola pretende formar, reconhecendo que, neste novo contexto social, deposita-se uma grande expectativa sobre um novo olhar educacional.           

Diante das novas realidades de nosso tempo, precisamos compreender que houve grandes transformações ao longo desses 120 anos, e que as necessidades de hoje são outras, por isso a sociedade deve querer uma Educação com bases sólidas, e de valores tradicionais. É aqui que se apresenta a nossa Educação salesiana, preocupada com os valores dos novos tempos e com os conflitos evidenciados em nosso dia a dia, em nosso colégio tem-se a preocupação com as relações humanas e cristãs, e que há tempos carrega o lema de formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A educação tornou-se um direito reconhecido e uma aspiração de toda a pessoa humana, e o colégio tem conseguido ao longo de sua história, corresponder às necessidades locais e aos anseios da sociedade, com um ensino de qualidade, excelência e compromisso com os filhos corumbaenses que acreditam e são fieis à Pedagogia salesiana. Foi através dessa pedagogia do amor que o colégio manteve até os dias de hoje a sua tradição, foi a partir desse ato de amor, que surgiram no decorrer de sua existência, grandes profissionais e personalidades dotadas de princípios éticos, morais e religiosos, e quem já passou pelo Colégio salesiano de Santa Teresa deve se orgulhar dos bons ensinamentos e valores que a escola lhe proporcionou em algum momento da sua vida escolar.

Nesta perspectiva, o Colégio Salesiano de Santa Teresa, funciona como uma peça chave dessa enorme engrenagem que é o ato de educar, a missão salesiana aspira sempre a novos desafios, conforme as necessidades do mundo atual, através da sua identidade e Pedagogia deixadas por Dom Bosco. Muitos pais ainda apostam numa Educação de qualidade para os seus filhos, pois acreditam no seu diferencial, uma vez que possui um projeto educacional baseado no Sistema Preventivo de Dom Bosco que é motivo de orgulho e confiança, servindo inclusive, de motivação para outras instituições educacionais.

             O educador salesiano é formado para enfrentar os grandes desafios da Educação, estando comprometido não só com o processo de formação intelectual como também com a promoção dos jovens, buscando conhecer a realidade deles, buscando uma empatia e boas relações humanas com a transmissão dos bons valores, tais como: o respeito, o compromisso, a responsabilidade, o diálogo, o otimismo, a perseverança, a fé, o amor, a sensibilidade (educativa, religiosa e social); construindo, desta forma, um sentido à vida.

               Nessa missão educativa, os desafios do educador salesiano são o de resgatar os valores e crenças, que nutrem e sustentam a vida de fé dos jovens, compreendendo a nova configuração social e buscando contemplar os jovens com os olhos de Cristo, mostrando que eles não são um problema, mas uma oportunidade e solução para as futuras gerações. Para isso trabalhamos a espiritualidade salesiana, buscando conhecer e compreender o Sistema Preventivo de Dom Bosco, baseada no tripé (Amor, Razão e Religião) dentro de seus preceitos que implicam na preparação humana, cristã e pedagógica, de forma que o jovem entenda a realidade do nosso tempo, partindo então para as aplicações práticas.       

                Assim, todos educador salesiano é preparado, orientado e formado para integrar a evangelização à educação e a uma nova cultura, levando os jovens a uma busca pessoal, inspirando-se na fé em Jesus Cristo como núcleo integrante da personalidade cristã, com a presença de Deus que dá sentido à vida de cada jovem.

DIRETORES QUE FIZEREMA PARTE DESSA HISTÓRIA DE 120 ANOS!

  • 1899 – 1902 Angelo Cavatorta
  • 1903 – 1908 Arthur Castells
  • 1909 – 1915 José Thannuber
  • 1916 – 1918 Antônio Ragogna
  • 1919 – 1920 Hermenegildo Carrá
  • 1921 – 1923 Teófilo Tworz
  • 1924 Edmundo Teissédre
  • 1925 – 1927 Hipólito  Chovelon
  • 1928 – 1935 Francisco Czapla
  • 1936 João Greiner
  • 1937 Francisco Czpla
  • 1938 – 1940 João Augusto Hadzinsnki
  • 1941 – 1945 Rodolfo Wohlrab
  • 1946 – 1945 Miguel Alagna
  • 1955 – 1957 Domingos Vallero
  • 1958 – 1960 Alfeu Levorato
  • 1961 – 1966 Miguel Alagna
  • 1967 – 1970 Benjamin Pâdoa
  • 1971 – 1973 Firmino Cazzolato
  • 1974 – 1976 Mario Perlatierro
  • 1977 – 1981 Jorge Parovel
  • 1982 – 1984 Osmar Resende
  • 1985 Joaquim Ribeiro
  • 1986 – 1988 Segismundo Martinez Alvarez
  • 1989 – 1994 José Benito Porto Gonzales
  • 1995 – 1998 Frederico Heimler
  • 1999 – 2000 Segismundo Martinez Alvarez
  • 2001 – 2002 Américo Resende
  • 2003 José Carlos de Lima
  • 2004 Orozimbo de Paula
  • 2005 – 2012 Altair da Silva
  • 2012 – 2013 Damião de Jesus Souza
  • 2013 – 2014 Gildásio Mendes
  • 2015 – 2019 Osvaldo dos Santos

Santa Teresa comemora seus 120 anos em clima de festa salesiana!

Nas comemorações de seus 120 anos de história, o colégio recebe um convidado especial e ilustre o padre Natali, proveniente da Itália, representante do superior Reitor-mor Dom Angel Fernandes Artime, décimo sucessor de Dom Bosco. Em visita à Missão Salesiana de Mato Grosso, o Padre Natali que é responsável pelo Conselho Geral, especificamente pela América Latina no cone sul, dedicou os dias 18, 19 e 20 de março deste ano de 2019 a acompanhar as obras salesianas de Corumbá, a fim de visualizar e reforçar o carisma e a identidade salesiana nas diferentes casas. Na ocasião de sua visita, o padre pôde estar em contato com os jovens, falou para os jovens e dialogou com os coordenadores, educadores e funcionários, esteve realizando visitas aos diferentes espaços do Colégio e Faculdade, e conhecendo outras obras e projetos salesianos de Corumbá.

              Em clima de comemoração pelos seus 120 anos, a escola comemora o sucesso dos seus quase 700 alunos matriculados neste ano de 2019, fruto de um trabalho sério e incansável do seu atual diretor Pe. Osvaldo dos Santos, que não tem medido esforços em melhorar a qualidade de seus serviços, através da parceria e colaboração de sua equipe formada por leigos, inovando a educação e atendendo as necessidades atuais de suas crianças e jovens. Desta forma, reforça-se nos pais a fidelidade e a certeza da Educação que pretende oferecer aos filhos da terra e resgata-se na comunidade educativa a confiança e parceria naqueles que acreditam na Educação salesiana.

              É através da integração dos jovens por meio de eventos culturais e esportivos, tais como os Jogos Florais, FESART, Festa das Nações, Jogos da Primavera, FAES, Gincana Mariana e Eventos Pedagógicos, através das apresentações dos projetos na FECON, que o colégio busca interagir e promover a socialização entre as suas crianças, jovens e educadores. Dom Bosco sempre acreditou que são através de momentos como esses e de atitudes de união, de solidariedade, do contato mais próximo e do amor, que obteremos resultados mais positivos no processo educativo.

              Em vários períodos da história do Colégio Santa Teresa, os educandos têm se integrado através desses diferentes eventos que marcaram a história do Santa Teresa. Neste ano de 2019, para a comemoração dos 120 anos do Colégio, far-se-á uma referência e homenagem aos diferentes eventos culturais e esportivos que já aconteceram dentro do colégio Santa Teresa, com um sabor especial, através do novo FESTART, um evento cultural, a ser realizado em maio, mês Mariano, que resgatará os diferentes eventos culturais que já ocorreram em nosso colégio. 

            No dia 04 de abril deste ano de 2019, o Colégio Salesiano de Santa Teresa comemorará os seus 120 anos de história, será um momento inesquecível, marcante e histórico, tendo em vista que, é o único colégio da história de Corumbá, a ser centenária na Arte de Educar. Em clima de festa, será realizada uma caminhada pelas ruas da cidade, em homenagem ao colégio, momento em que estarão reunidos alunos, ex-alunos, pais, educadores e toda a comunidade educativa salesiana que fazem parte dessa História! Logo mais haverá um evento esportivo interno e Gincana que terá a participação de alunos do Colégio e Faculdade. Por ocasião tão especial dos seus 120 anos, o colégio irá realizar à noite uma Celebração Eucarística, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, e que contará com a presença de personagens comuns e ilustres que passaram pelo Colégio Santa Teresa, ou que deram as suas contribuições enquanto educadores ou por outros serviços prestados. Após a missa, realizar-se-á um momento solene em que a escola fará a distribuição de placas em agradecimento pelas pessoas que acreditaram na educação do colégio e que fizeram e fazem parte dessa História. Sintam-se desde já, todos abraçados e bem-vindos ao nosso colégio Santa Teresa; alunos, educadores, pais, ex-alunos, ex-funcionários e toda comunidade educativa que por aqui fez história, para juntos comemorarmos essa grande festa com muita alegria, entusiasmo e motivação. Afinal não é sempre que se comemora 120 anos de tradição e se tem um modelo de Educação em Corumbá!